Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
COMPETIÇÃO NACIONAL

CBF atrasa venda dos direitos da Copa do Brasil e revolta Globo e SBT

Imagem com foto da taça da Copa do Brasil
Copa do Brasil: atraso na venda dos direitos da competição tem irritado Globo e SBT (foto: Reprodução)

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) interrompeu as negociações dos direitos de transmissão do próximo ciclo da Copa do Brasil, que se inicia em 2023. A motivação para a paralisação das conversas foi motivada pela saída de Eduardo Zebini do cargo de secretário-geral da entidade. A atual temporada do torneio está confirmada na Globo e na Amazon só até o fim de 2022.

De acordo com informações do colunista Gabriel Vaquer, do Notícias da TV, seria Zebini, que já comandou as equipes esportivas da Record e do Fox Sports, quem supervisionaria a comercialização da competição mata-mata nacional para as empresas de comunicação.

A demora no andamento das negociações está causando incômodo na Globo e SBT, que têm interesse na aquisição da disputa. O que também fez o processo atrasar foi a demora no recente pleito para nomear um novo presidente da CBF. A federação local será comandada Ednaldo Rodrigues até 2026.

Eduardo Zebini tinha como objetivo dividir os direitos da Copa do Brasil, tirando da Globo a exclusividade de todas as partidas. A competição era totalmente vendida para a líder de audiência desde 2002, sem passar por qualquer tipo de licitação, como acontece em torneios internacionais como a Libertadores.

Na última negociação, a Globo aceitou pagar R$ 300 milhões pelo ciclo entre 2017 e 2022. A “inflação” foi causada pelo interesse da WarnerMedia, dona da TNT Sports, que chegou a fazer proposta. A rede carioca já havia manifestado nas conversas iniciais que tinha o desejo de pagar menos do que desembolsa pelo atual contrato do campeonato. O mais interessado na divisão da Copa do Brasil é o SBT, que já exibiu a competição no final dos anos 1990.

Leia mais