Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
JOGO DE PANELAS

Ana Maria Braga interrompe Mais Você após caso de blackface em quadro

Imagem com foto de blackface no Mais Você
Ana Maria Braga interrompeu quadro para explicar problemática da prática de blackface (foto: Reprodução/Globo)

Ana Maria Braga parou a apresentação do último dia do quadro Jogo de Panelas, do Mais Você, nesta sexta-feira (20), após um dos participantes da atração fazer ​blackface –pintar o corpo para ficar com a pele negra– para comparecer ao jantar de outro competidor, feito em homenagem ao continente africano.

A comunicadora convidou a professora e jornalista Rosane Borges para explicar a origem da prática e pontuar que ela não deve ser feita. “O blackface surge no século 19 nos Estados Unidos, como um recurso muito utilizado pela aristocracia escravagista, que fazia da técnica uma forma de estereotipar e negar a humanidade das pessoas negras”, explicou Rosane.

“No século 20 ele adentra o cinema, o carnaval –até do Brasil. Até o início do século 20 foi um recurso muito utilizado. Não devemos fazer em nenhuma hipótese. Estamos em pleno século 21, é preciso que a gente avance enquanto humanidade e civilização, e que digamos não a uma técnica tão cruel e desumanizadora”, finalizou a estudiosa.

Com início na última segunda-feira (16), o Jogo de Panelas trouxe ao longo da semana cinco jantares temáticos, produzidos pelos próprios participantes. Cada competidor deveria preparar uma refeição com decoração e os convidados se vestirem de acordo com o tema escolhido. A final acontece na segunda-feira (23).

“O Anderrupson estava superlegal, mas mais uma vez ele traz a ingenuidade. Ele faz a pintura. Não precisa se pintar de negro, a gente não brinca de ser negro, temos toda uma história e é sofrido. Não se pinte para ser negro”, pediu o participante Felipe, anfitrião do jantar.

“Esse esclarecimento faz parte da essência do nosso programa. É bom pra todo mundo aprender. Tem um monte de gente que não percebe, mas tá na hora. Tá tão dito. Prestar atenção no outro. A gente vai continuar vendo o jantar, mas eu quero dizer que a gente está tentando esclarecer e entender que é um comportamento que não deve mais se repetir”, disse Ana Maria Braga.

Leia mais