ESTREIA EM NOVEMBRO

Novela dos anos 80, Bambolê será reprisada pelo canal Viva na TV paga

Imagem com foto dos atores Susana Vieira e Cláudio Marzo na novela Bambolê
Os atores Susana Vieira e Cláudio Marzo na novela Bambolê; folhetim dos anos 80 será reprisado no Viva (foto: Divulgação/Globo)

Produzida e exibida pela Globo entre 1987 e 1988, a novela Bambolê será reprisada na TV por assinatura. O folhetim escrito por Daniel Más (1943-1989) vai substituir a reapresentação de Pão Pão, Beijo Beijo (1983) na grade de programação do canal Viva e a estreia está prevista para novembro. Inspirada no romance Chama e Cinzas, de Carolina Nabuco (1890-1981), novela reviveu o glamour do Rio de Janeiro no final dos anos 1950. A história se passa sob o governo de Juscelino Kubitschek (1902-1976), em meio à construção da nova capital do país, Brasília, a efervescência de movimentos culturais, como a Bossa Nova, e o advento de um rei do futebol, Pelé.

É nesse contexto que vive o personagem central da novela, Álvaro Galhardo (Cláudio Marzo), um homem que se recusa a aceitar os valores de uma sociedade que ele julga ser hipócrita e moralista. Viúvo, romântico e idealista, Álvaro tem uma relação de amizade e um ótimo diálogo com as três filhas, Ana (Myrian Rios), Yolanda (Thaís de Campos) e Cristina (Carla Marins), comportamento nada convencional para a época. Sua cunhada, Fausta (Joana Fomm), discorda da forma como Álvaro encara a vida e, principalmente, da educação que ele dá às filhas. Arrogante e calculista, ela sonha com bons casamentos para as sobrinhas, o que seria a garantia de um futuro tranquilo. Ana, Yolanda e Cristina ficam divididas entre Álvaro e Fausta, pois têm paixão pelo pai, mas adoram o conforto e a proteção que a tia lhes proporciona.

Os conflitos entre Álvaro e Fausta pioram quando ele começa a se envolver com Marta (Susana Vieira), uma mulher desquitada e que, há 12 anos, vive com Antenor (Herval Rossano). Mãe de dois filhos –Murilo (Maurício Mattar), do primeiro casamento, e Tavinho (Felipe Fonseca), de Antenor–, Marta se muda com a família do Méier, bairro carioca da zona norte, para Ipanema, na zona sul. Coincidentemente, passa a morar no prédio em frente à casa de Álvaro. Marta é vendedora de produtos de beleza e vive uma relação desgastada com Antenor, principalmente por ele implicar com seu filho Murilo. Romântica, ela sonha em viver um grande amor. Quando conhece Álvaro, fica encantada por ele. O sentimento é recíproco, e os dois acabam tendo um romance.

Bambolê foi exibida originalmente pela Globo entre 7 de setembro de 1987 e 25 de março de 1988, em 172 capítulos, no horário das seis. A novela é escrita por Daniel Más, com colaboração de Ana Maria Moretzsohn, direção geral de Wolf Maya, Atílio Riccó e Ignácio Coqueiro, direção de produção de Carlos Henrique de Cerqueira Leite e baseada no romance de Carolina Nabuco, Chama e Cinzas. As informações sobre a reprise da novela Bambolê foram publicadas pela coluna da jornalista Patricia Kogut, no jornal O Globo.

Leia mais