Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
EM JULHO

Viva define data de estreia da quarta temporada do Big Brother Brasil

Imagem com foto dos participantes Cida e Thiago na final do Big Brother Brasil
Cida e Thiago final do Big Brother Brasil; quarta temporada será exibida pelo Viva (foto: Globo/Divulgação)

Canal de reprises da Globo na TV por assinatura, o Viva definiu a data de estreia da quarta temporada do reality show Big Brother Brasil, que foi exibido originalmente na TV aberta em 2004. A partir de sábado (16), às 16h55, os fãs do programa de confinamento vão poder matar saudade de participantes como Cida, Marcelo Dourado, Antonella e Sol, que foram destaques da edição. Apresentada por Pedro Bial e dirigida por Boninho, a temporada, contou com a entrada de mais dois participantes depois, escolhidos por um sorteio. Um dos sorteados foi Cida, campeã da edição e a primeira mulher a vencer o BBB.

Uma das novidades do Big Brother Brasil 4 foi o quadro Big Boss – Você é Quem Manda, em que o telespectador podia alterar a rotina da casa através de votação por telefone ou internet. Cida e Thiago, por exemplo, foram escolhidos pelo público para desfilar na Beija-Flor no Sambódromo do Rio. Uma das provas mais marcantes da temporada foi a que os participantes deviam permanecer o máximo de tempo possível em uma gaiola. Durante essa prova, Sol cantou sua versão de We Are The World, inventando um novo idioma, já que não tinha noções de inglês.

Marcaram presença na casa mais vigiada do Brasil Marcelo Dourado, que voltou em 2010 e ainda se consagrou campeão do Big Brother Brasil 10, a argentina Antonella e Marcelo Zulu, que também participou do No Limite em 2021. O BBB4 será exibido aos sábados no Viva, em formato de maratona, com os episódios referentes a uma semana do programa na exibição original. Os episódios do Big Brother Brasil 4 também estarão disponível para assistir quando quiser na plataforma Canais Globo.

Como foi a seleção do Big Brother Brasil 4

Para a quarta edição do Big Brother Brasil, a Globo e a Editora Globo realizaram, entre os meses de outubro e dezembro de 2003, a promoção Quero ser um Big Brother, que dava oportunidade para que, através de um sorteio, mais dois participantes –um homem e uma mulher– entrassem na casa do BBB4. Bastava ter mais de 18 anos para ingressar na promoção, que incluía o preenchimento de um cupom encontrado na publicação especial vendida em 33 mil bancas do país.

O cupom era destacado e depositado em urnas localizadas nas próprias bancas. O sorteio foi feito na estreia do programa, e os dois primeiros sorteados entraram na casa, após uma avaliação para saber se preenchiam os requisitos físicos e psicológicos descritos no regulamento. Eram eles o auxiliar administrativo Thiago Lira dos Santos, 21 anos, de Niterói; e a babá Gecilda da Silva dos Santos, a Cida, de 20 anos, moradora de Mangaratiba, ambos no estado do Rio.

De acordo com o site Memória Globo, o critério para a seleção dos demais participantes continuou o mesmo. Mais de 70 mil fitas foram enviadas para a produção do programa desde a abertura das inscrições, iniciada em setembro de 2003. Uma campanha feita pela Central Globo de Comunicação, a extinta CGCOM, estimulava o público a se inscrever. Consistia em um filme de 30 segundos com a frase “Todo mundo merece uma quarta chance”. Para se inscrever, o interessado devia imprimir e preencher um formulário disponível no site do programa. O candidato tinha de ser maior de 18 anos, fornecer dados pessoais e responder cerca de 70 perguntas. Junto com o formulário devia ser enviada a fita VHS.

Assim como na versão anterior do BBB, os telespectadores contaram com um programa especial, exibido em 8 de janeiro, para conhecer os concorrentes selecionados e votar, entre quatro opções, em dois candidatos para entrar na casa. Foram escolhidos a frentista paulista Solange, a Sol, de 25 anos, e o pentacampeão de luta greco-romana Zulu, de Niterói, de 23 anos. Solange derrotou a modelo e estudante gaúcha Natália, de 18 anos, com 76% dos votos, e Zulu venceu o DJ paulista Marquinhos Slick, de 34 anos, com 50,19% dos votos. O BBB 4 foi marcado pela rivalidade entre os mais ricos e os mais pobres. O público comprou essa briga e optou pelo lado mais pobre, onde estavam Cida e Thiago.

Leia mais