Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
HOMENAGEM PÓSTUMA

Saiba como Globo colocou imagem do ator Cláudio Marzo em Pantanal

Imagem com foto do ator Cláudio Marzo em cena da novela Pantanal
Cláudio Marzo, morto em 2015, em cena da novela Pantanal (foto: Reprodução/Globo)

A Globo exibiu no último sábado (13) uma emocionante homenagem ao ator Cláudio Marzo (1940-2015) na novela Pantanal. Na sequência do folhetim adaptado por Bruno Luperi, o artista teve sua imagem inserida como líder de uma comitiva de fantasmas e apareceu em frente do Velho do Rio (Osmar Prado). Marzo interpretou o protagonista José Leôncio e o protetor do bioma na primeira versão do folhetim na TV Manchete, em 1990. A cena foi um trabalho do departamento de efeitos visuais da Globo.

O trabalho que resultou na homenagem póstuma ao ator Claudio Marzo foi coordenado por Rafael Ambrosio, supervisor de efeitos visuais, e por Diego Thomazini, designer do setor integrante do centro de design da emissora líder. A ideia de incluir o rosto do ator partiu da equipe de efeitos em conversa com o diretor Gustavo Fernandez, que conduziu a filmagem da cena. “O trabalho mais árduo começou há três semanas, e foi completamente sigiloso”, explicou Rafael Ambrosio ao site Gshow. A família de Marzo autorizou a edição e o uso das imagens dele.

O plano ideia era utilizar alguma cena de Marzo na primeira versão de Pantanal. No entanto, isso se tornou inviável por uma questão de direitos autorais. A seguir, veio a ideia de usar trechos de Marzo em Desejo Proibido, sua última novela, que foi exibida em 2008 pela Globo. O trabalho de pesquisa de imagens de Cláudio Marzo foi conduzido por Raphael Machado, da mesma equipe da emissora.

“Pegamos várias imagens e sabíamos que ele não falaria em cena. Tivemos que encontrar reações que encaixassem na cena”, disse Ambrosio. “Tivemos testes de captação e, quando foi gravada de fato, já sabíamos o ângulo e como deveria ser feito”, continuou. “Do ponto de vista técnico, foram utilizadas várias ferramentas, inclusive alguns estudos de inteligência artificial para usar no rosto do ator. Foi de muito composição mesmo, ferramentas que são utilizadas em Hollywood também”, detalha ele.

A cena gravada por Fernandez, Ambrosio e sua equipe tiveram o trabalho de recortar a imagem do ator utilizado para incluir o rosto (e reações) de Marzo no lugar indicado. Para chegar ao resultado, além da composição de imagens sobrepostas, foi preciso tratar a qualidade da imagem final.

A novela Desejo Proibido, por ter sido gravada em 2008, utilizava tecnologia SD, em que tem, pelo menos, 10 vezes menos qualidade que a imagem de Pantanal, folhetim gravado em 4K. “Tivemos um processo de restauração da imagem trabalhoso, mas do ponto de vista da homenagem, que cercava o efeito, vimos que tinha uma mega relevância. Era algo importante a se executar, nos deu gás para se dedicar”, comemora Rafael Ambrosio.

Leia mais