Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
MULHERES APAIXONADAS

Globo se decepciona com A Favorita e define substituta para novembro

Imagem com foto das atrizes Maria Padilha, Christiane Torloni e Giulia Gam, de Mulheres Apaixonadas
Maria Padilha, Christiane Torloni e Giulia Gam, intérpretes de Hilda, Helena e Heloísa em Mulheres Apaixonadas (foto: Globo/Renato Rocha Miranda)

A Globo já definiu a novela que vai substituir A Favorita no Vale a Pena Ver de Novo. Por causa dos baixos índices de audiência da história de Flora (Patricia Pillar) e Donatela (Claudia Raia), a emissora líder decidiu apostar em Mulheres Apaixonadas (2003). O canal escolheu a trama de Manoel Carlos por causa das experiências de sucesso com Por Amor (1998) e Laços de Família (2000), em 2019 e 2020, respectivamente. A estreia está prevista para novembro.

De acordo com informações da colunista Carla Bittencourt, do Notícias da TV, a ideia inicial era exibir Amor à Vida (2013), mas a trama do vilão Félix (Mateus Solano) acabou preterida para evitar uma overdose de Walcyr Carrasco na programação. A partir de 26 de setembro, Chocolate com Pimenta (2003) estará de volta na faixa Edição Especial, e Verdades Secretas 2 ganhará uma versão exclusiva para TV aberta no horário nobre a partir de novembro. O novelista também estará em cartaz às 21h com Terra Vermelha, que tem previsão de substituir Travessia em fevereiro.

Com a estreia do novo horário de reprises depois do Jornal Hoje, a Globo decidiu restringir para o Vale a Pena Ver de Novo apenas os folhetins que foram exibidos originalmente na faixa das nove, o que acabou reduzindo as opções disponíveis. Segundo a publicação, a rede tem preferência por reapresentar novelas mais recentes, dentro de um limite de dez anos –Por Amor e Laços de Família foram exceções. No entanto, os outros sucessos da última década também são de Walcyr Carrasco: O Outro Lado do Paraíso (2017) e A Dona do Pedaço (2019).

A estreia de Mulheres Apaixonadas fará parte de um pacote de novidades da programação da Globo para o fim do ano, que inclui a primeira fase dos jogos da Copa do Mundo do Catar, a estreia de The Voice Brasil com apresentação de Fátima Bernardes e a exibição da série norte-americana This Is Us. A direção da emissora também estaria decepcionada com os índices alcançados pela trama de João Emanuel Carneiro, que tem até o momento média de 15,2 pontos na região metropolitana de São Paulo.

A trama de Mulheres Apaixonadas

A protagonista Helena é interpretada por Christiane Torloni. Na história, seu casamento de muitos anos com Téo (Tony Ramos) sobrevive com amizade, mas sem muita paixão. É neste momento de sua vida que Helena reencontra o ex-namorado César, neurocirurgião vivido por José Mayer. Com a reaproximação do amor do passado, suas angústias e incertezas sobre a vida que leva aumentam, e Helena conta com suas irmãs, Hilda (Maria Padilha) e Heloísa (Giulia Gam), para desabafar. Estas, por sua vez, são casadas, mas têm relacionamentos bem diferentes. Enquanto Hilda é feliz com o marido Leandro (Carlos Eduardo Lago), Heloísa sofre por desconfiar excessivamente de Sérgio (Marcelo Antony).

Helena trabalha como diretora da Escola Ribeiro Alves (ERA), cuja dona é a sua amiga e cunhada Lorena (Suzana Vieira), uma mulher de personalidade forte que vive um momento de reviravolta em sua vida. Divorciada, Lorena se encanta por Expedito (Rafael Calomeni), um homem mais novo. O rapaz é irmão de Edwiges (Carolina Dieckman), que trabalha com a mãe, Ana (Regina Braga), na ERA. A jovem Edwiges também tem seus dilemas amorosos. Apaixonada por Cláudio (Erik Marmo), ela sofre quando o rapaz se envolve com Gracinha (Carol Castro).

Mulheres Apaixonadas se destacou pela abordagem de temas relevantes para a sociedade, como os direitos da terceira idade, a violência contra a mulher, o desarmamento, o preconceito e o câncer de mama. Também estão na novela Alinne Moraes, Bruna Marquezine, Camila Pitanga, Carmem Silva, Carolina Kasting, Cláudio Marzo, Elisa Lucinda, Helena Ranaldi, Julia Almeida, Louzadinha, Marcos Caruso, Natália do Vale, Regiane Alves, Rodrigo Santoro, Vera Holtz e Xuxa Lopes, entre outros. O folhetim foi reapresentado pela primeira vez no Vale a Pena Ver de Novo entre setembro de 2008 e fevereiro de 2009. Em 2020, o Viva exibiu a novela como parte das comemorações de dez anos do canal da TV por assinatura.

Leia mais