Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
EM PRIMEIRA MÃO

Silvio Santos muda tudo de novo e SBT volta a ter novelas ao meio-dia

Silvio Santos no telefone
Silvio Santos mudou a programação do SBT mais uma vez (foto: Reprodução/SBT)

A implicância de Silvio Santos com os executivos do SBT durou menos de duas semanas: depois de ordenar o cancelamento de Carrossel e Esmeralda, o empresário determinou o retorno da faixa de novelas do horário do almoço já a partir da próxima segunda-feira (19). Desta vez, o homem do Baú escolheu uma dobradinha de folhetins adultos para preencher o espaço. Ao meio-dia, será exibida a reapresentação de Maria Esperança, que por pouco não estreou há alguns dias. Depois do Horário Político, às 13h25, a emissora apostará no retorno de Cristal.

Com isso, o canal deixará de exibir momentaneamente Os Pequenos Johnstons e Decisões do Dia: os enlatados, que fizeram parte de um pacote de aquisições de Silvio Santos em suas férias, irão voltar para a programação da emissora em um momento oportuno, ainda sem data definida. Procurada pela reportagem do TV Pop, a assessoria de imprensa do SBT confirmou as mudanças, que foram antecipadas no início da noite desta quinta-feira (15) em um comunicado enviado para as afiliadas — leia no final deste texto a íntegra do memorando.

A história de Maria Esperança é baseada na radionovela Enamorada, escrita por Inés Rodena, que em 1973 foi transformada na novela venezuelana La Italianita, na RCTV. A novela brasileira teve como base o texto mexicano de Inés Rodena, da Televisa, emissora que produziu três folhetins adaptados da radionovela: Rina (1977), Maria Mercedes (1992) e Inocente de Ti (2004). A trama foi a penúltima novela adaptada pelo SBT na parceria com a Televisa — Amigas e Rivais (2007) foi a última.

O folhetim conta a trajetória de Maria, uma garota doce que sustenta sozinha a família vendendo flores e bilhetes de loteria pelas ruas. Abandonada pela mãe ainda quando criança, ela vive com o pai, Ramiro, um alcoólatra que nunca teve como sustentar os filhos, e os irmãos: Guilherme, jovem revoltado e problemático, Isabel, adolescente fútil e ambiciosa, e André, um adorável garoto de princípios, no fundo o único que valoriza a luta de Maria Esperança para manter a família unida.

Produzida em 2006, Cristal é uma adaptação de uma trama venezuelana de 1985, mas teve a sua história em grande parte baseada no remake mexicano do folhetim, batizado O Privilégio de Amar, que já foi transmitido diversas vezes pelo SBT. Sob a autoria de Anamaria Nunes, a novela conta a história de Vitória, uma estilista proprietária de uma grande grife da alta costura de São Paulo. Apesar da atual riqueza, ela esconde de todos o seu passado humilde em uma cidade do interior, no início dos anos 1980, quando era uma humilde empregada doméstica na casa de Luísa.

Luísa é mãe de Ângelo, um jovem com vocação religiosa e que se transformará no grande amor de Vitória. Antes dele se tornar seminarista, terá uma noite de amor com Vitória, que culminará com a gravidez da menina. Luísa, revoltada, então expulsará a jovem de sua casa e esconderá a gravidez de Ângelo. Sem condições de cuidar da criança, Vitória deixará o bebê na porta de uma rica mansão. Ela, no entanto, acabará por se surpreender com o destino da criança, que será entregue pelo casal da mansão rica para um orfanato liderado por freiras.

A seguir, confira a íntegra do comunicado enviado pelo departamento de Programação do SBT para as afiliadas depois das novas mudanças de Silvio Santos:

Informo que a partir de segunda, 19/09, não exibiremos mais os programas Os Pequenos Johnstons e Decisões do Dia. A programação de segunda a sexta, nesta faixa horária, ficará da seguinte maneira:

06h00 – Primeiro Impacto
12h00 – Maria Esperança (local)
13h00 – Propaganda Eleitoral Obrigatória
13h25 – Cristal (local)
14h15 – Henry Danger (retorno com a Rede – NET)
15h00 – Casos de Família
…e segue a programação

Leia mais