Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
MORREU DE VELHICE

Atestado de óbito revela causa da morte da rainha Elizabeth II

Imagem com foto da rainha Elizabeth II
Rainha Elizabeth II morreu de causas naturais no dia 8 de setembro (foto: Reprodução/The Royal Family)

A causa da morte da rainha Elizabeth II foi revelada nesta quinta-feira (29). De acordo com o atestado de óbito divulgado pelo Registro Geral da Escócia, a monarca morreu aos 96 anos no dia 8 de setembro de causas naturais. Ainda segundo o documento, ela morreu às 15h10 no horário local (às 11h10 no horário de Brasília), cerca de três horas antes de o Palácio de Buckingham anunciar oficialmente. Ela passava férias no Castelo de Balmoral, no país do Reino Unido.

A princesa Anne, filha da monarca, foi quem registrou o óbito, segundo o arquivo revelado pelos Arquivos Nacionais da Escócia. A causa da morte da rainha ainda não havia sido confirmada oficialmente, apesar de ela ter apresentado problemas de saúde e cancelado diversos compromissos desde o fim de 2021. A saúde de Elizabeth II foi motivo de preocupação desde outubro do ano passado, quando foi divulgado que ela ficou internada para ser submetida a exames médicos. As informações sobre os exames nunca foram detalhadas.

Desde a internação, a rainha reduziu consideravelmente sua agenda oficial, com aparições em público cada vez mais raras. Ela vinha sendo observada caminhando com dificuldade, com o auxílio de uma bengala. O último evento que contou com participação de Elizabeth II foi a cerimônia de nomeação da nova primeira-ministra britânica, Liz Truss, na terça-feira (6), dois dias antes de sua morte. Nesta ocasião, Elizabeth II transferiu, pela primeira vez na história, a cerimônia para Balmoral, onde passava férias. Até então, os premiês anteriores haviam sido nomeados no Palácio de Buckingham, em Londres.

Elizabeth Alexandra Mary, popularmente conhecida como a rainha Elizabeth II do Reino Unido, morreu na tarde do dia 8 de setembro, aos 96 anos. A monarca teve o segundo reinado mais longo de toda a história mundial. Foram mais de sete décadas no trono, sendo superada apenas por Luís XIV (1638-1715), que comandou a França durante mais de 72 anos, entre os meses de maio de 1643 e setembro de 1715. Casada durante 73 anos com Philip Mountbatten (1921-2021), ela deixa quatro filhos: os príncipes Charles, Andrew e Edward e a princesa Anne. O anúncio da morte da Rainha Elizabeth II foi feito pelas redes sociais.

Com a morte da Rainha, o trono britânico foi assumido por Charles Philip Arthur George. Filho de Elizabeth com Philip, ele nasceu em 1948 e, depois da morte do pai em abril de 2021, já tinha herdado também o título de Duque de Edimburgo. Casado desde 2005 com Camilla Shand, Charles ganhou notoriedade mundialmente durante o seu conturbado casamento com Diana Spencer (1961-1997), entre os anos de 1981 e 1996. Aos 73 anos, ele já era o Príncipe de Gales –título dado para herdeiros diretos do trono.

Leia mais