Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
EXCLUSIVO!

Globo terá versão expressa de O Rei do Gado para segurar ibope da Copa

Foto do personagem Bruno Mezenga na novela O Rei do Gado
O Rei do Gado terá exposição no horário nobre da Globo durante a Copa do Mundo (foto: Divulgação/TV Globo)

A inesperada escolha de O Rei do Gado para o Vale a Pena Ver de Novo é mais estratégica do que parece: disposta a se beneficiar o máximo possível do interesse dos telespectadores pela Copa do Mundo, a Globo fez uma pesquisa para descobrir qual de seus folhetins teria mais chances de reter a audiência atípica que o canal deverá alcançar exibindo os jogos do Mundial. Das opções fornecidas pela emissora ao público alvo do estudo, majoritariamente masculino, nenhuma foi tão bem recebida quanto a história de Benedito Ruy Barbosa, que voltará ao ar em 7 de novembro.

Inicialmente, o planejamento da rede era de que A Favorita fosse substituída por Mulheres Apaixonadas: o canal, que chegou a produzir chamadas anunciando o retorno do folhetim, mudou de ideia por conta do temor de que uma história majoritariamente feminina pudesse repetir o fracasso de Belíssima, que não conseguiu se beneficiar do bom desempenho das partidas do Mundial há quatro anos. A história de Bruno Mezenga terá tratamento digno de uma novela inédita durante a Copa: o folhetim não será cancelado em nenhum dia e adentrará o horário nobre.

A reportagem do TV Pop teve acesso, com exclusividade, ao memorando enviado pela Globo para as suas afiliadas falando sobre a reapresentação de O Rei do Gado. Nela, o canal comunica as suas emissoras parceiras de que a terceira reapresentação da trama rural — que se tornará o primeiro folhetim a ser apresentado pela terceira vez no Vale a Pena Ver de Novo — terá uma edição curta, com 150 capítulos, terminando em 2 de junho de 2023. Inicialmente, a novela terá capítulos de 60 minutos, além do tempo dos intervalos (serão quatro na maioria dos dias de exibição).

Leia também: Ator misterioso é revelado em Mar do Sertão após suspense da Globo

Nas quartas-feiras, haverá um planejamento diferenciado para o folhetim: nos dias 5 e 19 de abril e nas cinco quartas-feiras de maio, a novela terá apenas 45 minutos de produção, além de três intervalos comerciais. A duração do folhetim será ainda menor em três outras situações: a primeira delas é durante a semana inicial da história, entre os dias 7 e 11 de novembro, em que a rede permanecerá com o esquema de “carona” nos últimos capítulos de A Favorita, que permanecerá sendo a responsável por entregar o horário para a novela das seis.

Na segunda situação, durante as fases de grupo da Copa do Mundo, O Rei do Gado terá uma versão expressa e com exibição em pleno horário nobre: dez capítulos do folhetim de Benedito Ruy Barbosa (nos dias 21, 22, 23, 24, 25, 28, 29 e 30 de novembro, além de 1º e 2 de dezembro) serão exibidos das 18h45 às 19h15. Nestas datas, o Vale a Pena Ver de Novo terá apenas meia hora de duração, dividida entre 25 minutos de produção e cinco minutos destinados para intervalos comerciais.

Por fim, durante as etapas classificatórias do Mundial (nos dias 5, 6, 9, 13 e 14 de dezembro), os desdobramentos da história de Bruno Mezenga terão um pouco mais de espaço na programação da Globo: a novela contará com capítulos de 30 minutos de arte, além de dois intervalos comerciais. O horário de exibição nestes dias, no entanto, ainda não foi definido pela diretoria do canal, que só tomará uma decisão definitiva após analisar a audiência da trama durante as fases de grupo da Copa do Mundo.

Leia mais