Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
CÚMPLICES DE UM RESGATE

Após denúncia, SBT é obrigado a mudar classificação indicativa de novela

Imagem com foto de Larissa Manoela em cena de Cúmplices de um Resgate, novela do SBT
Larissa Manoela em cena de Cúmplices de um Resgate, novela do SBT (foto: Reprodução/SBT)

Em nova ofensiva contra as emissoras de televisão, o Ministério da Justiça e Segurança Pública decidiu mudar a classificação indicativa de uma novela do SBT. Por determinação da pasta do governo de Jair Bolsonaro (PL), o canal de Silvio Santos terá que alterar a recomendação de público de Cúmplices de um Resgate (2015), folhetim infantil protagonizado por Larissa Manoela que está sendo reprisada no horário nobre. A Netflix, que disponibiliza a história em seu catálogo, também terá que acatar a decisão. A Desalmada (2021) e Poliana Moça, tramas inéditas, também já foram reclassificadas pelo MJ neste ano.

Em despacho publicado no Diário Oficial da União da última terça-feira (11), a Coordenação de Política de Classificação Indicativa diz que “foi recebida denúncia de cidadão especificando a existência de conteúdos inconsistentes com a classificação outrora atribuída”. Também informa que “foi identificado que a denúncia tinha relevância e que, realmente, existia motivo para a realização de nova análise”.

Com isso, a novela Cúmplices de um Resgate deixará de ser exibida com o selo “livre para todos os públicos” e passará a adotar a classificação “não recomendado para menores de 10 (dez) anos”, por conter violência e drogas lícitas. Ainda de acordo com a decisão, “a nova classificação etária, com os devidos descritores de conteúdo, deve ser utilizada em qualquer plataforma ou canal de exibição de conteúdo classificável em até 5 (cinco) dias corridos” após a notificação. Em seu site, o SBT já alterou o selo da novela na página da programação.

Em junho, a novela inédita Poliana Moça também teve sua classificação indicativa alterada pelo Ministério da Justiça. A recomendação pretendida pelo canal paulista era livre para todos os públicos, mas o órgão analisou os capítulos do folhetim de Iris Abravanel e, agora, considera a trama também como imprópria para menores de 10 anos. Segundo o documento assinado pelo coordenador de política de classificação indicativa, o folhetim protagonizado por Sophia Valverde e Igor Jansen possui “violência, atos criminosos e drogas lícitas”.

Cúmplices de Um Resgate conta a história das gêmeas Manuela e Isabela, interpretadas por Larissa Manoela, que são separadas no nascimento e se reencontram após doze anos, e então decidem trocar de lugar. Isabela é rica e mimada, está acostumada a viver no luxo, rodeada de empregados e muitas mordomias, mas não tem amigos e vive em conflito com sua mãe Regina, que mandou roubá-la quando ela nasceu. Manuela é doce, meiga, gentil e muito talentosa para a música e tem uma voz encantadora. Ela vive uma vida feliz no Vilarejo dos Sonhos, em que mora com sua avó Nina, sua tia Helena e sua mãe Rebeca, que dá muito amor e carinho a filha por ela nunca ter tido um pai. Ela é a mãe biológica das duas garotas, mas nunca soube que teve gêmeas.

Leia mais