Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
ELEIÇÕES 2022

Band empilha recordes com primeiro debate entre Lula e Bolsonaro no 2º turno

Imagem com foto de Lula e Bolsonaro durante debate na Band
Lula e Bolsonaro durante primeiro debate do segundo turno na Band; emissora teve recordes com transmissão do evento (foto: Renato Pizzutto/Band)

A Band garantiu resultados históricos de audiência com o primeiro encontro entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições 2022. Na noite deste domingo (16), o debate promovido pela emissora em parceria com a TV Cultura, UOL e Folha de S.Paulo anotou a vice-liderança isolada no ranking das emissoras na região metropolitana de São Paulo. Exibido na sequência, o Canal Livre teve o melhor desempenho no ibope em 20 anos. Na internet, a transmissão também garantiu recorde de visualizações de uma live jornalística no YouTube.

No ar das 20h02 às 21h51, o debate entre Lula e Bolsonaro marcou 12,4 pontos de média, pico de 15,0 pontos e participação entre televisores ligados (share) de 18,9%. No confronto, a Globo ficou pouco à frente, com 14,7 pontos, com o Fantástico. A Record teve média de 7,1 pontos, com a exibição do Domingo Espetacular. Já o SBT, com o Programa Silvio Santos apresentado por Patricia Abravanel, ficou em quarto lugar, com 6,8 de média.

O debate foi mediado pelos jornalistas Adriana Araújo e Eduardo Oinegue, do Grupo Bandeirantes, nos dois primeiros blocos. No último, a mediação foi feita por Leão Serva, diretor de Jornalismo da TV Cultura, e pela jornalista Fabíola Cidral, do portal UOL. Na internet, o debate da Band bateu o recorde de visualizações no YouTube Brasil como a maior live jornalística da história da plataforma. Ao todo, a transmissão ao vivo contou com 2.217.722 visualizações. De acordo com o Google, a busca por eleições também já bateu recorde em 2022. O interesse atual já é 30% maior do que o registrado pela gigante de buscas em 2018.

Após o debate, a Band exibiu uma edição especial do Canal Livre, que repercutiu o encontro entre os presidenciáveis. Exibido entre 21h52 e 23h05, a atração teve 6,1 de média, share de 10,2% e pico de 13 pontos, seu melhor resultado de audiência em 20 anos. Ficou em terceiro lugar entre os canais de televisão. Apresentado por Rodolfo Schneider, o Canal Livre especial teve participação dos cientistas políticos Fernando Schüler e Antonio Lavareda, além do jornalista Fernando Mitre. Cada ponto representa 74.666 domicílios e 205.755 indivíduos na Grande São Paulo.

Leia mais