Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
NO VIVA

Globo perde capítulo de Malhação 1997 e pede desculpas ao público

Imagem com montagem das fotos de Luana Piovani e Cláudio Heinrich em cena de Malhação 1997
Luana Piovani e Cláudio Heinrich em Malhação 1997; Viva pediu desculpas por não conseguir restaurar capítulo da novela (foto: Reprodução/Globo)

O Viva anunciou que não conseguiu recuperar um dos capítulos de Malhação 1997 que está em reapresentação na grade de programação da TV por assinatura. Em postagem nas redes sociais, o canal da Globo explicou que a história que tem em seu elenco Luana Piovani, Cláudio Heinrich e Bruno De Luca não exibirá o capítulo 177 nesta terça-feira (6). A exibição da novela vai pular do capítulo 176 direto para o 178, tanto na íntegra disponível na plataforma Canais Globo quanto na televisão. No começo do ano, um capítulo de Alma Gêmea (2005) também não foi resgatado a partir da mídia original do acervo da Globo. No entanto, no caso da trama de Walcyr Carrasco, o terceiro capítulo foi restaurado a partir de uma “fonte alternativa”.

“Tenho a atenção dos meus noveleiros? O recado é importante: não foi possível resgatar o capítulo 177 de Malhação 1997, que iria ao ar no Viva nesta terça (6/12). “Tentamos viabilizar a exibição do capítulo de inúmeras maneiras, mas não foi possível. Com isso, haverá um pulo do cap. 176 para o 178 na TV e no streaming. Pedimos desculpas pelo inconveniente e seguimos trabalhando para trazer para vocês os grandes clássicos da teledramaturgia”, escreveu o canal Viva em seu perfil oficial em uma rede social de mensagens curtas.

Nos comentários, telespectadores lamentaram o comprometimento do acervo da Globo. “Como é que a Globo consegue perder a Betacam de 1997?”, comentou Jorge William sobre a mídia perdida. “Chocado, nem o Viva vai conseguir exibir, uma grande pena!”, disse o perfil identificado como Noveleiro Pratini Gusmão. “Que amadorismo da Globo, a mesma coisa aconteceu com o capítulo 3 de Alma Gêmea. Até o Telegram tem e a Globo não”, se revoltou uma telespectadora chamada Fernanda. “Pena que não deu pra recuperar nenhum trecho”, escreveu outro perfil com nome de Léo. “A Globo guarda essas novelas no banheiro da Band?, debochou Felipe Spinelli em referência a uma lenda televisiva que afirmava que a Band guardava suas fitas em um banheiro da sua sede.

Em fevereiro, a novela Alma Gêmea também teve um dos capítulos originais perdidos pela Globo. Após os episódios da trama serem disponibilizados pela plataforma Canais Globo, o canal Viva anunciou nas redes sociais que não foi possível resgatar a imagem do terceiro capítulo a partir da mídia original. O episódio perdido em questão marca a estreia de Priscila Fantin como a protagonista Serena na trama escrita por Walcyr Carrasco em 2005. “Quem também tava ansioso pela volta de Alma Gêmea? Eu tava contando as horas para rever o novelão! Mas quero dar um aviso: o capítulo 3 da novela, que vai ao ar no Viva nesta quarta-feira (2) e estará disponível no Globoplay, não pode ser resgatado da mídia original”, avisou o canal, na ocasião.

“Tivemos que recorrer a uma fonte alternativa. Com isso, a qualidade da imagem foi afetada e apresenta diferenças em relação aos demais capítulos da novela. Pedimos desculpas pelo inconveniente e seguimos trabalhando para trazer pra vocês os grandes clássicos da teledramaturgia”, finalizou a mensagem do canal pago no começo do ano. Apesar de alguns telespectadores terem suspeitado de que a Globo teria recorrido a pirataria na internet para colocar o capítulo no ar, a assessoria de imprensa do Viva explicou que a cópia do terceiro capítulo foi extraída do próprio acervo da empresa. O material alternativo obtido pela líder de audiência tem uma qualidade um pouco inferior aos episódios da mídia original que já estão disponíveis na plataforma de streaming. Além disso, enquanto os demais capítulos estão em aspecto 4:3, o episódio 3 está com imagem achatada, assim como acontece com os demais produtos antigos exibidos pelo Viva.

Leia mais