ESTATUTO DO IDOSO

Globo mobilizou o Brasil e conquistou vitória com história em Mulheres Apaixonadas

Foto de Mulheres Apaixonadas
História de Oswaldo Louzada (1912-2008) e Carmem Silva (1916-2008) em Mulheres Apaixonadas mudou o Brasil (foto: Reprodução/Globo)

Compartilhe:

Há 20 anos, um mês antes de terminar a exibição de Mulheres Apaixonadas (2003), de Manoel Carlos, foi instituído o Estatuto do Idoso, lei 10.741, atualmente chamado de Estatuto da Pessoa Idosa, que visa a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

Oswaldo Louzada (1912-2008) e Carmem Silva (1916-2008) foram responsáveis por viver Leopoldo e Flora em Mulheres Apaixonadas. Na novela da Globo, os dois sofriam nas mãos de Dóris, personagem de Regiane Alves, e tiveram impacto direto na vida real. O drama do casal, que sofria com a neta, fez com que a classe política iniciasse o processo de aprovação do Estatuto do Idoso, que legislou contra a violência sistêmica contra a classe.

Quando a novela ainda estava no ar, Regiane Alves e Daniel Zettel, que interpretava Carlinhos, foram a Brasília a convite do então senador José Sarney para participar do lançamento do selo Cidade Amiga da Terceira Idade. O autor, Manoel Carlos decidiu explorar o drama vivido pelos idosos brasileiros na trama por comparar o tratamento conferido aos idosos no Brasil e nos Estados Unidos. Ele morou em Nova York por um ano e percebeu que lá as pessoas da terceira idade eram tratadas com prioridade e respeito.

Autor de Terra e Paixão, Walcyr Carrasco escreveu novela do hospital
CNN Brasil faz demissão em massa, acaba com programa e muda tudo outra vez

O estatuto determina que pessoas com mais de 60 anos têm direito a todas as oportunidades e facilidades para preservação de sua saúde e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade. Em um dos artigos está expresso que “nenhuma pessoa idosa será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei”.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.