Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
NADINE E AGNES

Irmãs Olson: as influenciadoras do Sul do país que viajam pelo mundo

As irmãs Nadine e Agnes Olson
Nadine e Agnes Olson ganharam fama nas redes sociais (foto: Reprodução)

Nadine Olson e Agnes Olson são duas irmãs que moram em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Conhecidas pelo conteúdo de viagens, recomendações de hospedagens, looks e lugares para visitar no mundo inteiro, as duas se tornaram referência durante a crise sanitária em um nicho pouco explorado: o interior do Sul.

O TV Pop entrevistou as duas influenciadoras que contaram para a reportagem como começaram nas redes sociais, como surgiu a ideia de criar conteúdo para viagens unindo isso com moda.

Qual foi o início da trajetória de vocês na internet? Quem começou? Como foi?
A gente sempre gostou muito de viajar e depois que estávamos na faculdade, começamos a viajar sozinhas. Antes a gente fazia viagens em família e depois começamos a viajar sozinhas. Um dia, quando estávamos voltando de Cancún, no México, a gente se olhou e disse: ‘nossa, a gente realmente gosta muito de viajar, né? E as pessoas gostam das nossas fotos, nós gostamos de tirar fotos’ e todo mundo sempre pedia pra gente mostrar mais. A gente tirava uma foto, mas todo mundo sempre pedia pra ver mais, mostrar mais os lugares que a gente estava visitando, todo mundo sempre quis ver mais do que a gente mostrava. Um dia nós estávamos conversando em casa e começamos a pensar em mostrar mais. Na época, não existiam criadoras de conteúdo, apenas influenciadoras e blogueiras. Nós pensamos: ‘vamos ser blogueiras de que’? De moda? De viagem? Começamos a pensar e decidimos ser blogueiras de viagem e em Porto Alegre tem muita blogueira de moda, de comida, mas de viagens não tinham muitas e ainda não tem muitas. Talvez por ser algo mais caro e que tem que estar toda hora viajando, não tinham muitas. Escolhemos ir para esse lado, mas com o tempo a gente foi vendo e se adaptando. Hoje em dia, nós somos criadoras de conteúdo de viagem e de moda porque no meio disso a gente vai amadurecendo e vendo que com as viagens, a gente também conseguia unir os trabalhos de moda e as pessoas realmente gostavam muito disso. O nosso público gostava muito de ver as roupas que nós usamos nas viagens. O nosso estilo chama muito a atenção porque a gente ama se arrumar, se a gente vai na esquina, nós vamos arrumadas. Atualmente nós viajamos e levamos as marcas conosco. Foi um processo de quatro anos de trabalho até que a gente descobrisse o que gostávamos de fazer. Nós somos criadoras de conteúdo mesmo. A gente gosta de criar, inovar, pensar em novos cenários e fazer coisas diferentes do que todo mundo está acostumado. Fazer igual, todo mundo faz. A gente gosta de dar o nosso toque e algo bem diferente para chamar a atenção.

Vocês se tornaram uma referência pelo conteúdo de vocês no Sul e as dicas incríveis das viagens. Como foi dar notoriedade para um local?
Não foi algo planejado. Tinha começado a crise sanitária no ano passado e a gente não podia mais viajar e isso era muito necessário para o nosso trabalho. Viajar, conhecer lugares novos pra fazer nosso trabalho de tirar fotos e criar conteúdo. No meio da crise sanitária, a gente não podia mais fazer isso. Um dia nós pegamos a família toda e uma amiga nossa, fomos pra uma cidade aqui no interior do Rio Grande do Sul. Todo mundo enlouqueceu pelo Airbnb que nós estávamos e as pessoas começaram a nos pedir para que a gente mostrasse mais o Rio Grande do Sul. Começamos a perceber que tinha algo faltando no nosso trabalho que era desbravar a parte sul aqui do Rio Grande do Sul e depois nós fomos para Santa Catarina. Foi por a gente não poder ir pra outros lugares que a gente acabou descobrindo muitos lugares legais, diferentes, fizemos fotos legais e muitas pessoas foram pra esses lugares depois que a gente mostrou. Nós conseguimos muita audiência aqui da região porque o pessoal ia se encaminhando e vendo as fotos. A gente conheceu muitos lugares novos e serviu para nos mostrar que aqui perto também tem coisas bonitas e incríveis. Todos os meses nós tentamos achar algum lugar diferente aqui perto.

Nós estamos acostumados com muitas influenciadoras de outros locais do Brasil e que se mudam para Rio de Janeiro e São Paulo. Vocês cresceram no meio, justamente, criando conteúdo em outros lugares. Vocês planejam sair do Sul?
A gente pretende ficar no Sul mesmo e cobrindo o mundo inteiro. O nosso trabalho já é viajando. A gente passa bastante tempo fora de casa e graças a Deus, nós conseguimos unir o nosso trabalho com o mundo todo. Nós vamos para São Paulo, passamos uma semana lá, mas o objetivo de morar, nós não temos.

Como tem sido criar conteúdo nas redes sociais com tantas mudanças no algoritmo e de consumo?
Tem sido bem complicado, mas a gente diz que não dá pra desistir. É um aprendizado todo dia. Se tem metade das pessoas que tavam te acompanhando antes ainda é metade das pessoas que estão ali e que querem consumir o teu conteúdo. Não pode, simplesmente, desistir ou deixar pra trás. Não pode dizer: essa semana as visualizações estão ruins, não vou aparecer. Não dá, a gente tem que continuar alimentando as redes sociais todos os dias e sem deixar esses altos e baixos estragarem todo trabalho que a gente teve até agora. As novas redes sociais, não adianta. Qualquer trabalho hoje em dia a gente tem que estar cem por cento e a nossa função é se atualizar. Para mim, Nina, algumas redes são mais difíceis, desafiadoras e para a Agnes já não. Mas se a gente for ver… todos os trabalhos tem desafios, pedra no caminho é o que mais tem.

O conteúdo de vocês me lembra muito as influenciadoras gringas. Quais as inspirações?
A gente se inspira muito nas influenciadoras de fora. A verdade em tudo, nos looks gringos, nas influenciadoras gringas, tudo chega lá antes. Se a gente tenta buscar referências de fora, a gente com certeza vai estar muito mais atualizado. Tem até uma influenciadora que a gente super se inspira pra gravação que é a Marta Sierra. Ela é maravilhosa e ela que começou, eu acho, a fazer esses vídeos mais criativos. As minhas redes sociais, eu vejo mais contas americanas do que brasileiros. Consigo ter muitas referências de fora e isso é muito legal.

Quais os planos de vocês para o próximo ano com mais flexibilidade na crise sanitária?
Se Deus quiser, vamos viajar muito mais. Tem muitos lugares que a gente já estava planejando ir e que a gente não conseguiu. Lugares que são o nosso sonho visitar. A gente quer muito que libere logo e a gente consiga ir. Tem alguns lugares liberados, mas está bem complicado de viajar. São muitos documentos, mas talvez no próximo ano. A gente queria fazer mais um intercâmbio também, a gente passou quatro meses morando na Califórnia, nos Estados Unidos e foi incrível, foi em 2019. Pensamos em fazer isso em algum outro lugar.

Temos um spoiler dos próximos destinos?
Temos o spoiler que nós decidimos recentemente. A nossa última viagem foi Dubai e era um lugar que estava fazendo muito calor e agora a gente queria ir para algum lugar frio e que seja inverno. A princípio, se tudo der certo, nós vamos para a Suíça fotografar os looks de inverno.

Uma dica para quem está começando?
Vocês não podem desistir. Se a gente tivesse desistido há uns quatro anos quando estávamos em dúvida do que publicar, o que fazer e como fazer, a gente não estaria aqui hoje crescendo. Ainda queremos crescer muito, né? Mas a gente não estaria aqui hoje. Criar conteúdo de qualidade, fazer parcerias mesmo que pequenas, permuta e entregar um conteúdo legal. Passo a passo você vai crescendo. Você vai começar bem devagar, mas sempre entregando um conteúdo muito legal, único e de qualidade.

Leia mais