Daniela Beyruti segue dando autonomia para a nova diretoria do SBT dispensar quem quiser — e na lista entraram até mesmo alguns dos maiores conselheiros de seu pai, o que já era esperado internamente. A surpresa foi a herdeira de Silvio Santos (1930-2024) dar aval até mesmo para a dispensa de seus aliados no comando do SBT. O mais novo corte é o do gerente artístico Lucas Gentil, até então visto como um dos grandes mentores da CEO nas decisões da emissora e que já havia perdido espaço com a chegada de Mauro Lissoni, diretor artístico e de programação.
Gentil entrou para uma longa lista de colaboradores que já foram demitidos do SBT em mais de uma ocasião. Oficialmente, segundo apurou o TV Pop, a dispensa do executivo será justificada diante de um processo de reestruturação interna. O movimento, por sinal, é reflexo da incapacidade do SBT em bater as metas estabelecidas e em estancar a fuga de telespectadores da emissora. Mesmo com a melhora dos números na faixa da manhã, os números de outras faixas horárias seguem em queda livre.
Não são poucas as praças em que o canal já marca menos de 2 pontos na média mensal, e a situação também piorou até nas localidades em que o canal ainda tem relativa competitividade, como em São Paulo e Fortaleza. Lucas Gentil, no entanto, não era um dos responsáveis diretos pela fase tenebrosa enfrentada pelo canal. Ele é apontado como o responsável pelos poucos acertos da grade de 2024, como a contratação de Virgínia Fonseca, efetivação de Cariúcha e a solução para a grade de domingo, após a saída de Eliana, o que tornou sua saída mais surpreendente.
A sua demissão, por sinal, sequer foi uma decisão direta de Daniela Beyruti. A cabeça do executivo foi encomendada por outros diretores da casa, que decidiram aparelhar a cúpula da rede apenas com nomes de suas respectivas confianças. Profissional experiente, Gentil já estava na emissora em outros carnavais, diferentemente de outros gestores da empresa, contratados depois da morte de Silvio Santos.
Além disso, Lucas Gentil havia perdido muito espaço na estrutura da TV com a chegada de Rinaldi Faria. O dono da dupla Patati Patatá, chamado pela herdeira de Silvio Santos em novembro, se transformou no principal conselheiro de Daniela mesmo sem ter um cargo formal no SBT, que se limita a dizer que o empresário é uma espécie de consultor. Ele, no entanto, dá ordens em todos os setores e departamentos da rede — nada acontece no canal sem a sua prévia autorização. Na prática, ele se tornou o principal executivo da empresa, se reportando apenas para Daniela.
Procurado pelo TV Pop, o SBT se manifestou através de uma nota assinada por Daniela Beyruti. “Desde o Ídolos, o Lucas tem sido um amigo, um companheiro de trabalho e um fiel torcedor do SBT. Extremamente culto e educado, é um super profissional de TV com uma sensibilidade como poucos têm e um faro para talentos e personagens. Uma pessoa que espero, em breve, trabalhar de novo”, afirmou a CEO da emissora.


