Presença cativa nas noites de domingo, os Cavalinhos do Fantástico conquistaram os torcedores ao transformar a cobertura do Campeonato Brasileiro em um show de irreverência. Mas por trás dos bonecos que representam os 20 times da Série A estão Quiá Rodrigues e Renato Spinelli, os responsáveis por dar voz, movimento e personalidade aos personagens.
A dupla revelou ao g1 como funciona a rotina nos bastidores da atração. Embora o texto das interações seja escrito por Lucas Gutierrez, atual apresentador dos Gols do Fantástico, é na hora do ao vivo que os improvisos fazem a diferença. “Quem escreve o texto é o Lucas. Antes era o Tadeu, depois o Escobar. Eles pensam na interação do cavalinho com eles, o que pode ser legal falarem. Meia hora antes de entrar ao ar, a gente se senta com o Lucas e chega no formato final desse texto”, contou Quiá Rodrigues.
Entre os imprevistos no Fantástico, eles lembram de episódios inusitados, como a queda dos dentes de um boneco durante a transmissão. “Já aconteceu um acidente com um cavalinho. Os dentes dele caíram em cena e ele falou ‘Aí meu dente’. A gente tem que trabalhar com o que acontece”, disse Quiá Rodrigues. Renato Spinelli recorda a vez em que entrou atrasado com um boneco torto: “Foi o que deu pra fazer na hora”, afirmou.
Em outra ocasião, uma troca apressada fez o cavalinho do Bahia sair com a voz do Flamengo. “Uma vez eu troquei o (cavalinho do) Flamengo pelo do Bahia correndo e aí o Bahia saiu com a voz do Flamengo. Esqueci de trocar na minha cabeça a voz do boneco”, explicou.
Ao todo, Quiá e Renato interpretam 20 cavalinhos para o Fantástico, divididos igualmente. Cada personagem tem um estilo e sotaque próprios, algo cuidadosamente planejado. “A gente tenta fazer o mais próximo possível, respeitando a região e a torcida. Isso ajuda o público a se identificar”, comentou Renato.
Criados em 2008 por Tadeu Schmidt como uma forma de ilustrar a tabela do campeonato, os cavalinhos se tornaram fantoches apenas em 2014. Desde então, passaram por mudanças de apresentação — Alex Escobar e, agora, Lucas Gutierrez — mas seguem como uma das atrações mais queridas do Fantástico.


