EM 2009

Taís Araujo chora ao lembrar rejeição com papel em Viver a Vida

Primeira Helena negra de Manoel Carlos, atriz foi alvo de críticas na novela da Globo

Foto de Taís Araujo
Taís Araujo relembra críticas por viver Helena em 2009 e diz que papel mudou sua carreira (foto: Reprodução/Globo)

Compartilhe:

Taís Araujo relembrou, em entrevista ao Fantástico, os ataques e críticas que sofreu ao interpretar Helena na novela Viver a Vida (2009), escrita por Manoel Carlos. A atriz fez história ao ser a primeira mulher negra a viver uma das protagonistas mais icônicas da teledramaturgia da Globo, mas o que seria uma conquista acabou se tornando um momento doloroso.

Emocionada, Taís Araujo contou que largou tudo na França para aceitar o papel. A entrevista também teve a participação da mãe da atriz, Dona Mercedes, que revelou como a recepção negativa do público afetou emocionalmente a filha. “Eu via a novela, não achava que estava nada errado, achava que ela estava ótima, só que o público não aceitava que ela já chegou rica, mulher poderosa, super premiada”, afirmou.

A artista se emocionou com o relato da mãe. “Fico emocionada. Hoje eu sou mãe. Você ver um filho seu muito triste, é a última coisa que você quer”, declarou a atriz, visivelmente abalada ao relembrar o episódio. Mesmo com as dificuldades, ela afirma que a personagem foi essencial para sua evolução profissional. “Helena não foi só um trabalho, foi ‘o’ trabalho”, disse.

Durante a entrevista, Taís Araujo contou que Viver a Vida foi um divisor de águas. “Depois de Xica da Silva [1996], Helena foi a personagem que me abriu, ampliou meu olhar artístico”, afirmou. A atriz relatou que passou a enxergar a importância de colocar sua identidade negra em todos os papéis que interpreta. “Tive um insight de que eu precisava botar minha negritude para falar em todas minhas personagens”, sinalizou.

Ela ainda destacou o impacto positivo que teve na vida de outras mulheres negras. “A quantidade de mulheres que eu encontro e falam ‘deixei meu cabelo ficar crespo porque te vi na novela’ é imensa”, disse. A artista relatou que, apesar da rejeição inicial, a personagem teve papel transformador, não apenas em sua trajetória, mas também na representatividade nas novelas da Globo.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.