A história de Daiane dos Santos será contada nos cinemas. Um dos maiores nomes do esporte brasileiro, a ex-ginasta vai inspirar o filme A Menina que Voa, que terá produção da Maria Farinha Filmes em parceria com a Ashé Ventures, empresa da atriz americana Viola Davis, vencedora do Oscar.
Segundo a revista Variety, o projeto será um longa-metragem de ficção baseado na vida da atleta. A produção vai retratar a trajetória de Daiane dos Santos desde a infância até a conquista do ouro no Campeonato Mundial de Ginástica Artística, marco que fez dela a primeira brasileira e a primeira mulher negra campeã mundial na modalidade.
O roteiro será assinado por Flávia Vieira e Janaína Tokitaka, com direção ainda não anunciada. A proposta é mostrar não apenas o feito esportivo de Daiane dos Santos, mas também o impacto de sua figura no imaginário de jovens atletas e no cenário esportivo global, principalmente para meninas negras.
Daiane dos Santos marcou a história da ginástica ao realizar dois saltos no solo que levaram seu nome: Dos Santos I e Dos Santos II. Esses movimentos tornaram-se referência técnica e foram posteriormente replicados apenas por Simone Biles, considerada a maior ginasta da história.
Reconhecida mundialmente, Daiane foi símbolo de superação e excelência, inspirando gerações dentro e fora do esporte. Atualmente, a ex-atleta atua como comentarista da Globo e integrou a cobertura das Olimpíadas de Paris, no ano passado, acompanhando de perto o desempenho das ginastas.


