NOVA REALIDADE

YouTube arrasta Kantar Ibope no asfalto e diz que medição de audiência ignora celulares

Plataforma de vídeos do Google disse que modelo desfasado da empresa de pesquisas favorece TV aberta

Homem deitado no sofá sorrindo enquanto olha para o celular iluminado em ambiente escuro
YouTube criticou medição da Kantar Ibope por ignorar dispositivos móveis na audiência - Foto: Freepik

Compartilhe:

O YouTube contestou publicamente os dados de audiência divulgados pela Kantar Ibope e acusou a empresa de pesquisa de prestar um “desserviço” ao mercado. A crítica foi feita durante um evento com a imprensa especializada, e se refere à metodologia usada pela Kantar para medir transmissões esportivas. O Google afirma que a métrica atual ignora o consumo digital em celulares e fora do domicílio, o que favorece a TV aberta.

A contestação surgiu após a Kantar divulgar, em abril, durante evento realizado na sede da Record, dados comparativos das audiências do Campeonato Brasileiro. No levantamento, a Record teve desempenho 15 vezes superior ao da CazéTV em jogos transmitidos simultaneamente. O YouTube afirmou que os números apresentados geraram “confusão no mercado” por não refletirem a totalidade do consumo digital. As informações são do Notícias da TV.

Globo define protagonistas de Coração Acelerado, trama sertaneja das sete
Serginho Groisman aceita convite e será entrevistado por Tatá Werneck no Lady Night

Segundo Aline Moda, diretora do Google Brasil, a ferramenta apresentada pela Kantar “não consegue medir o consumo de vídeo na sua totalidade”. Ela explicou que o sistema de pontos considera apenas o conteúdo assistido na televisão, desconsiderando o uso de dispositivos móveis, essencial para entender o público atual do futebol. A CazéTV, por exemplo, registrou 6 milhões de visualizações em um dos jogos avaliados, mas teve apenas 0,41 ponto na medição do Ibope.

O levantamento da Kantar considerou a partida Sport x Palmeiras, em 6 de abril, que rendeu 7,2 pontos para a Record, 0,46 ponto para o Premiere e 0,41 ponto para a CazéTV. Os dados foram obtidos a partir de uma amostra de 6.310 lares em 15 regiões metropolitanas, representando 69 milhões de brasileiros –cerca de um terço da população do país.

Consumo de futebol no YouTube cresce fora da TV

O YouTube argumentou que a medição da Kantar Ibope ignora cenários cada vez mais comuns, como o de pessoas assistindo a vídeos no celular enquanto realizam tarefas domésticas ou em horários alternativos. “Ela [a usuária] está no ambiente domiciliar, mas não está na tela da televisão. E isso não está sendo computado”, criticou Aline Moda.

A executiva do YouTube reforçou que o mercado precisa adotar uma mensuração mais moderna, capaz de captar o consumo de mídia atual, que é feito em múltiplas telas. “Então, acho que tem uma oportunidade de a gente evoluir para de fato conseguir ter uma mensuração unificada. Além de uma mensuração unificada, uma mensuração moderna, porque hoje a gente tem uma forma de consumir mídia totalmente nova, mas usando metodologias do passado”, afirmou.

O Google também apresentou dados que mostram a força da plataforma mesmo nos televisores. Atualmente, 45% do tempo assistido de futebol no YouTube ocorre em TVs conectadas. No caso da CazéTV, esse índice chega a 65%. A audiência jovem também é destaque: 75% do tempo de exibição dos jogos do Campeonato Paulista foi consumido por usuários entre 18 e 44 anos.

O YouTube defende que, com o fim do monopólio da Globo nas transmissões, o hábito do público mudou. Em vez de ligar a TV no domingo à tarde, os fãs de futebol recorrem ao Google para saber onde assistir aos jogos. Segundo a plataforma, as buscas por “onde assistir” partidas cresceram quatro vezes nos últimos anos. A Kantar Ibope foi procurada pela publicação, mas não comentou o caso.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.