Fabiana Karla revelou em entrevista que foi diagnosticada com altas habilidades, ou seja, superdotação, após anos convivendo com angústia e aflição. A atriz contou que sempre foi bem-humorada e leve, mas também lidava com uma urgência que gerava sofrimento.
Durante os ensaios da peça Radojka – Uma Comédia Friamente Calculada, no fim de 2023, decidiu buscar ajuda para o que acreditava ser Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). O diagnóstico inicial de TDAH foi questionado por Odilon Wagner, diretor da peça, que a incentivou a realizar exames mais detalhados.
“Ele participou do Sem Censura com uma especialista e me disse: ‘Você não tem TDAH, você tem altas habilidades’. Minha primeira reação foi rir”, relembrou Fabiana Karla. Convencida, ela passou cerca de sete horas em uma clínica, onde exames confirmaram que ela é superdotada.
A atriz recordou momentos da infância e adolescência que indicavam essa habilidade, como ter pulado a fase de alfabetização e tocado Carruagem de Fogo no piano sem saber ler partitura. “Sofri a vida inteira com gente que não soube ampliar meus horizontes com essa minha alta habilidade”, afirmou.
Fabiana Karla ressaltou que sua intenção ao compartilhar a descoberta é alertar para a importância do suporte a pessoas com altas habilidades, especialmente crianças. “É muito difícil falar sobre isso, porque muita gente não está preparada para esse depoimento. Vão achar que estou me sentindo um gênio e não é isso. Estou usando minha voz para dizer que o Brasil precisa olhar para os alunos que necessitam de apoio e projetos que possam auxiliá-los. Sentir-se inadequado acarreta muito sofrimento”, concluiu em conversa com o gshow.


