A TV Globo chegou a desenvolver um remake da novela A Viagem, atualmente em reprise no Vale a Pena Ver de Novo. De acordo com informações do colunista Flavio Ricco, o projeto chegou a ser escrito por Wagner de Assis, roteirista da franquia Nosso Lar, tendo cerca de 12 capítulos adaptados pelo autor, mas acabou sendo engavetado sem avançar para a produção.
A ideia foi discutida há cerca de dois ou três anos, em um momento em que a emissora considerava atualizar clássicos do passado com nova linguagem. No entanto, segundo a publicação, a direção optou por interromper a proposta ainda nas fases iniciais. Nos bastidores, especulava-se que o espiritismo, tema central da história, poderia ser evitado para não melindrar a crescente audiência evangélica da Globo.
Porém, a atual reprise de A Viagem mostrou que a temática continua relevante, com a trama registrando ótimos índices de audiência, chegando a marcar 18 pontos de media com 35% de participação na Grande São Paulo. A boa recepção do público esvaziou os rumores sobre uma possível restrição ao tema, mas isso não quer dizer a produção possa ganhar uma atualização nos próximos anos.
Apesar disso, Amauri Soares, diretor-executivo dos Estúdios Globo, da TV Globo e de Afiliadas, deu a entender recentemente que a emissora poderá fazer uma pausa nas releituras por um bom tempo após o fim de Vale Tudo. “Neste momento, não temos nenhuma proposta, de nenhum criador, de fazer remakes”, revela o executivo, afirmando que as adaptações sucessos do passado são uma oportunidade. “Remake não é um gênero. Remake é oportunidade”, completou.


