EXCLUSIVO!

SBT tem pior ibope da história das finais de Champions e perde para a Globo pela 1ª vez

Com a narração de Tiago Leifert, PSG x Inter de Milão foi superado pelo Caldeirão com Mion e teve a menor audiência de um desfecho da competição na emissora

Mauro Beting, Tiago Leifert e Nadine Basttos na final da Champions League no SBT
Mauro Beting, Tiago Leifert e Nadine Basttos na final da Champions League: SBT sofreu derrota inédita no ibope (foto: Reprodução/SBT)

Compartilhe:

Tiago Leifert não foi aprovado pelo público em sua primeira final de Champions League como narrador do SBT. O ex-apresentador do Big Brother Brasil se tornou responsável pela primeira vez, considerando apenas as temporadas exibidas pela rede, em que o desfecho do mais importante torneio de futebol europeu não conseguiu liderar a audiência na média de sua faixa horária. Foi, além disso, o pior desempenho dentre as quatro finais televisionadas pelo canal de Silvio Santos (1930-2024), que viu seu público na final do campeonato encolher 40% desde maio de 2022.

Os números prévios de audiência da Grande São Paulo, obtidos pela reportagem do TV Pop com fontes do mercado, revelam que o título inédito do PSG diante do Inter de Milão rendeu média de 9,06 pontos para o SBT enquanto a bola rolou na Allianz Arena em Munique, na Alemanha. Com um pico de 10,54 pontos às 17h50, a competição teve a preferência de 18,70% das casas da principal metrópole do país, incrementando o desempenho da emissora em 205% na comparação com os quatro sábados anteriores, em que a faixa transmitiu Eita Lucas! e o Cinema em Casa.

Apesar do incremento expressivo no comparativo com a programação regular da emissora, foi a primeira vez em que uma final da Champions League televisionada pelo SBT não conseguiu ficar em primeiro lugar na sua faixa horária. A goleada do PSG conquistou alcançar a liderança durante 43 minutos não consecutivos, mas acabou superada pelos 9,42 pontos da Globo, que apostou em uma edição normal do Caldeirão com Mion. A Record, com o Cine Aventura e a edição vespertina do Cidade Alerta, ficou em terceiro lugar, com 4,39, seguida pelo 1,50 ponto da Band.

A Champions, por sinal, não faz sucesso apenas na televisão. A Betnacional, referência em entretenimento esportivo no país, é detentora de licença definitiva para operar apostas de cota fixa, a empresa oferece PIX instantâneo, atendimento 24 horas e odds dedicadas ao mercado nacional. A marca, que se posiciona como a Bet dos Brasileiros, teve várias iniciativas para engajar os seus usuários na final do torneio europeu. A plataforma, vale lembrar, é exclusiva para maiores de 18 anos. Aposte com responsabilidade, tenha limites e não comprometa seu orçamento pessoal.

Na comparação com as outras três finais transmitidas pela emissora fundada pelo homem do Baú, a estreia de Tiago Leifert foi — de longe — a menos assistida da história do torneio. O primeiro desfecho, disputado entre Liverpool e Real Madrid em 28 de maio de 2022, teve 15,2 pontos de média com a narração de Téo José, ante 10 da Globo. No ano seguinte, em 10 de junho de 2023, Manchester City x Inter de Milão marcou 10,8 pontos, mais uma vez com a voz de Téo José, contra 9 do programa de Marcos Mion.

Em 1º de junho de 2024, a disputa entre Borussia Dortmund e Real Madrid foi narrada por Cléber Machado e garantiu 12,4 pontos de média, contra 10 da Globo. Em 2025, cada ponto simboliza que 77.488 domicílios e 199.313 indivíduos estão sintonizados na respectiva emissora e/ou programa na Grande São Paulo. Os números apresentados nesta reportagem são prévios e podem ser alterados, para mais ou para menos, na consolidação dos índices, que acontecerá no início da tarde de segunda.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.