A Globo decidiu encerrar o humorístico Vai que Cola em 2026. A 14ª temporada, que será exibida no próximo ano, marcará o fim da série que está no ar desde 2013. O elenco principal já foi avisado sobre a decisão, e a emissora trabalha no desenvolvimento de novos projetos de comédia para ocupar o espaço deixado pela atração no Multishow e na TV aberta. A informação é da coluna Outro Canal, da Folha de S.Paulo.
A decisão foi tomada após a queda de repercussão e críticas à falta de graça dos episódios mais recentes. Problemas nos bastidores também influenciaram o encerramento do Vai que Cola. Em 2023, o canal enfrentou uma crise interna durante a produção da 11ª temporada, que resultou na demissão do roteirista André Gabeh, um dos poucos profissionais negros da equipe de texto.
Globoplay detona protagonista de Vale Tudo e provoca crise interna na Globo
Márcia Goldschmidt nega querer lugar de Cátia Fonseca: “Não puxo tapete, puxo audiência”
Na época, roteiristas acusaram o elenco de Vai que Cola de interferir nos roteiros e de cometer assédio moral contra Gabeh. Em comunicado, os escritores denunciaram perseguição e implicância por parte dos artistas. Cacau Protásio foi a única a se manifestar publicamente. A atriz afirmou ter sido exposta e responsabilizada sozinha, enquanto seus colegas permaneceram em silêncio.
“É muito mais fácil acusar o elenco do que acusar a Globo ou o Multishow. É muito mais fácil acusar o menor do que acusar o maior”, disse Cacau Protásio, que também cobrou um posicionamento da emissora, o que não ocorreu. Apesar da polêmica, o bom desempenho na audiência garantiu a permanência da série por mais algumas temporadas.
Vai que Cola é considerado o maior sucesso da história do Multishow. Criado em 2013, o programa é protagonizado por Marcus Majella, Samantha Schmütz, Cacau Protásio e Catarina Abdalla. Nomes como Marcelo Médici, Silvio Guindane e Paulinho Serra também integram o elenco atual. O humorista Paulo Gustavo (1978-2021) fez parte do time até 2016.


