José Luiz Datena voltou a criticar publicamente a nova linha editorial dos programas jornalísticos do SBT, que passaram a reduzir a cobertura de crimes. Em entrevista ao vivo no Superpop, o apresentador afirmou que a decisão o surpreendeu e foi um dos motivos de sua saída da emissora.
“Houve uma discussão na mudança da programação do SBT e a Daniela [Beyruti], que é uma figura que eu adoro, amo de paixão e acho que vai seguir os passos do Silvio [Santos]. Só que botaram na cabeça dela que não podia mais dar notícia policial, ‘sangue na televisão’”, declarou o jornalista.
Durante a conversa, José Luiz Datena defendeu que a televisão tem a responsabilidade de mostrar os problemas reais enfrentados pela população. “São imagens verdadeiras? São, mas não precisa mostrar. Agora, você não pode mostrar um Brasil de mentira, tem que mostrar o Brasil como ele é, como já dizia Nelson Rodrigues”, afirmou.
O apresentador explicou ainda que, embora não concorde com o sensacionalismo, acredita que ocultar completamente a violência urbana é uma forma de negar a realidade. O jornalista da RedeTV! citou sua experiência no Cidade Alerta, quando se impressionava com o volume de cenas fortes no início da carreira, mas que hoje defende uma cobertura mais equilibrada e responsável. “São imagens verdadeiras? São, mas não precisa mostrar. Agora, você não pode mostrar um Brasil de mentira, tem que mostrar o Brasil como ele é, como já dizia Nelson Rodrigues”, destacou.


