A Cazé TV criticou publicamente o novo modelo de medição de audiência lançado pela Kantar Ibope. Em carta enviada ao mercado publicitário, o canal afirmou que o sistema ignora características fundamentais do ambiente digital e adota métodos ultrapassados, baseados na lógica da televisão linear. O documento questiona a eficácia da medição por amostragem por causa da exclusão de dados de dispositivos móveis e do consumo fora de casa.
O novo sistema, batizado de Sports Audience Measurement, foi lançado em abril para calcular o alcance de partidas do Campeonato Brasileiro. Segundo a Cazé TV, o modelo mede apenas televisores instalados em residências. Essa limitação, conforme o documento, compromete a precisão da audiência digital. A crítica também já havia sido feita por empresas como o Google, que apontam falhas semelhantes no formato.
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A carta diz que a medição por amostragem não reflete o comportamento do público atual. “Ignora-se todo o consumo feito em celulares, tablets e laptops –que representam uma fatia enorme da audiência, especialmente entre os mais jovens”, afirma o documento. Nesse sentido, a Cazé TV defende a utilização de dados reais coletados diretamente das plataformas, os chamados first-party data, como ocorre no YouTube, Meta, TikTok e serviços de streaming.
Ainda segundo o texto, o painel da TV tradicional cobre apenas 15 mercados e não considera a audiência em dispositivos conectados. A Cazé TV afirma que esse recorte geográfico e a ausência de granularidade distorcem os números e prejudicam a mensuração de plataformas digitais, como a própria. “Sem suposição. Sem amostragem. Sem intermediários”, pontua a empresa, ao defender um modelo mais transparente.
Cazé TV critica tentativa de equiparar modelos de medição
Outro trecho da carta critica a tentativa de equiparar modelos distintos. “A tentativa de unificação acaba trazendo o efeito oposto: piora a qualidade da medição digital, ao aplicar sobre ela todas as limitações do modelo analógico”, diz a empresa. Além disso, a Cazé TV também destacou o impacto do engajamento em plataformas de streaming e apontou a interação do público como diferencial em relação à televisão linear.
A empresa afirma que o foco deveria ser o engajamento das transmissões digitais. “O que deveríamos estar comparando com a TV tradicional é o engajamento que transmissões no streaming, como as da Cazé TV, geram nos fãs e nas marcas”, escreveu o canal. O documento destaca ações como enquetes, chats ao vivo, cortes virais e comunidades ativas nas redes sociais como métricas mais relevantes.
A carta termina com um recado ao mercado. “Não se constrói o futuro olhando pelo retrovisor. Na Cazé TV, seguimos em frente: com audiências crescentes e engajadas, medidas com precisão e, acima de tudo, com conexão emocional entre marcas e consumidores”. As informações foram divulgadas pela coluna Outro Canal, da Folha de S.Paulo. Procurada pela publicação, a Kantar Ibope não se manifestou sobre a carta da Cazé TV.


