Mesmo com a audiência abaixo do esperado, o SBT decidiu seguir apostando nos doramas em sua programação vespertina. Recentemente, a emissora fundada por Silvio Santos (1930-2024) enviou para dublagem a série Olhos Angelicais, produção asiática lançada originalmente em 2014. Apesar do fracasso de público, a atual direção deve insistir no gênero, que estreou recentemente na faixa Sessão Dorama.
Segundo a coluna Outro Canal, da Folha de S.Paulo, a escolha pelo novo título tem como motivo principal a má qualidade da dublagem de Meu Amor das Estrelas (2013), que chegou pronta ao SBT. Diferente da primeira experiência, a nova produção terá a dublagem supervisionada diretamente pelo canal. A ideia é melhorar a recepção junto ao público brasileiro, com maior controle sobre os aspectos técnicos.
Plataforma obriga Globo e Cazé TV a fazer propaganda de graça na Copa de Clubes
Felipe Andreoli diz que deixou a Globo para fazer publicidade
Além de Olhos Angelicais, o SBT tem negociações avançadas para adquirir dois outros doramas: O Que Há de Errado com a Secretária Kim? (2018) e W: Dois Mundos (2016). As informações foram antecipadas pelo perfil Portal Ypis, na rede social X, o antigo Twitter. Ambos os títulos também devem passar por dublagem nacional. No caso de W: Dois Mundos, a produção já foi exibida por três canais: RedeTV!, TNT Novelas e PlayTV.
Ainda conforme a publicação, o SBT considera dois fatores centrais para manter o investimento nos doramas. Um deles é o crescimento na audiência entre jovens de 18 a 24 anos durante a exibição. O outro é o desempenho digital: chamadas e trechos das séries têm gerado alto engajamento nas redes sociais do canal, como os vídeos que explicam o gênero ao público brasileiro.
Na última semana, a emissora publicou em suas plataformas um vídeo didático sobre o universo dos doramas. A ação do SBT busca educar e atrair telespectadores que ainda não conhecem esse tipo de produção. Apesar das críticas por conta dos baixos índices, Meu Amor das Estrelas seguirá no ar até o início de julho, salvo alguma mudança repentina na programação, que tem sido comum na emissora nos últimos tempos.
Recentemente, o SBT retirou do ar a novela mexicana Eternamente Apaixonados (2023) após desempenho ruim no ibope. A decisão provocou reações negativas entre fãs do gênero, que até hoje cobram explicações da rede. Na ocasião, parte do público também reclamou do rendimento dos doramas, o que prejudicou o desempenho da produção da Televisa. Até o momento, a emissora não se manifestou oficialmente sobre os próximos passos da faixa de doramas.


