Silvio de Abreu voltou a criticar publicamente o remake de Vale Tudo, novela originalmente exibida em 1988 na Globo. Em entrevista ao programa TV Fama, da RedeTV!, o dramaturgo afirmou que a nova versão, adaptada por Manuela Dias, perdeu a força da obra original. “Se ela queria mudar tanto, devia fazer uma novela dela”, declarou.
O autor, que esteve na Globo por mais de três décadas, disse respeitar o trabalho da colega, mas pontuou que as alterações descaracterizaram a trama. “Acho a Manuela uma ótima autora. Fui eu quem a revelou na Globo. Mas ela pegou um outro caminho. Um caminho que eu não sei se está indo bem, porque não estou mais ligado. Mas, pelo que tenho lido, vejo muitas mudanças”, afirmou.
Para Silvio de Abreu, a essência do folhetim se perdeu. “Estão mudando demais. A novela perde o que tinha de mais forte, que era o impacto. Se era para fazer uma coisa tão diferente, era melhor ter criado algo novo”, criticou. A fala ecoa o posicionamento que ele já havia manifestado no mês passado, quando também comentou o assunto em outra entrevista.
Durante participação no Companhia Certa, programa também exibido pela RedeTV!, Silvio de Abreu já havia apontado o que considera a principal falha do novo projeto. “Não tem impacto. Já foi vista, não tem graça”, afirmou na ocasião. Apesar disso, reconheceu a qualidade técnica da nova produção, mas reiterou que ela não causa o mesmo efeito que a história original teve em sua estreia. Vale Tudo foi originalmente escrita por Gilberto Braga (1945-2021), Aguinaldo Silva e Leonor Bassères (1926-2004), e é considerada um dos maiores sucessos da dramaturgia brasileira.


