Eliane Cantanhêde, comentarista da GloboNews, pediu desculpas neste domingo (22) após a repercussão negativa de um comentário feito durante o programa Em Pauta, exibido na última sexta-feira (20). Ao abordar o conflito entre Israel e Irã, ela questionou por que os ataques iranianos causam menos mortes em comparação com os bombardeios israelenses em Gaza.
“Por que os mísseis de Israel destroem Gaza. Matam, né? E os mísseis que saem do Irã e caem, efetivamente caem, em Israel, não matam ninguém. Tem uma mortezinha daqui, outra dali, tem 23 feridos daqui, 40 dali. Eu não consigo entender por que nessa guerra o Irã atinge o alvo e não mata ninguém”, disse a jornalista.
A fala foi alvo de críticas nas redes sociais, sendo considerada insensível por parte dos espectadores. No sábado (21), a comentarista da GloboNews afirmou que a intenção era entender os sistemas de defesa dos países envolvidos no conflito. “Condeno o antissemitismo e não sou um monstro que ‘lamenta’ poucas mortes em qualquer guerra que seja, mas é importante entender por que os ataques do Irã são menos mortais que os israelenses. Quais são os mísseis iranianos? Como são a defesa, as edificações e bunkers de Israel?”, declarou.
Neste domingo (22), a comentarista da GloboNews reconheceu que se expressou mal. “Depois de rever a gravação da pergunta que fiz na sexta-feira, reconheço que me expressei mal e dei margem a conclusões equivocadas, que não representam meu pensamento, pelo que peço desculpas. A intenção foi fazer uma pergunta técnica sobre armamentos e sistemas de defesa”, escreveu.


