Isaac Bardavid (1931-2022) apareceu na TV e emocionou o público na reprise de A Viagem (1994), exibida nas tardes da Globo. Na novela, o artista interpretou o promotor responsável pelo julgamento de Alexandre (Guilherme Fontes). A atuação do veterano ator levou fãs às redes sociais. “O julgamento do Alexandre é tão atemporal que até o Wolverine atua no júri dele”, comentou um telespectador no X (antigo Twitter).
Apesar de ser formado em Direito, Isaac Bardavid construiu sua trajetória artística na televisão, no teatro e no cinema. Em novelas, além de A Viagem, participou de produções como A Escrava Isaura (1976), O Astro (1977), O Cravo e a Rosa (2000), Chocolate com Pimenta (2003), Malhação (2008), Salve Jorge (2012), Além do Horizonte (2013) e Totalmente Demais (2016). No entanto, um dos maiores sucessos da carreira veio pela voz: ele foi um dos pioneiros da dublagem brasileira.
O trabalho mais lembrado do ator de A Viagem é como a voz oficial do Wolverine, personagem dos filmes da franquia X-men. O impacto foi tão forte que o próprio Hugh Jackman, ator que viveu o mutante nos cinemas, prestou homenagem ao dublador após sua morte: “Que lenda. Que vida e legado. Que voz! Descanse em paz, meu amigo”, escreveu o artista nas redes sociais.
Isaac Bardavid também emprestou sua voz a outros personagens marcantes: foi o vilão Esqueleto, do desenho He-Man (1981); o assustador Freddy Krueger, de A Hora do Pesadelo (1984); o divertido Tio Fester, de A Família Addams (1991); e o carismático Tigrão, do universo do Ursinho Pooh.


