Jonas Almeida, ex-apresentador do Vanguarda Mix, da TV Vanguarda, afiliada da Globo no interior paulista, inicia nesta quarta-feira (2) a quimioterapia contra um câncer de pulmão. O tratamento, que deve durar três meses, será realizado com dois protocolos simultâneos devido à agressividade da mutação identificada, chamada de exon 20 do gene EGFR.
Em maio, o comunicador passou por uma cirurgia em que foram retirados 20% do pulmão afetado pelo tumor. Segundo Jonas Almeida, as células cancerígenas chegaram a se espalhar para o linfonodo e comprometeram a região, mas todo o tecido afetado foi removido durante a operação. “A quimioterapia vem exatamente para limpar esse resto que pode estar ali”, explicou o jornalista em vídeo publicado nas redes sociais.
O ex-apresentador da afiliada da Globo destacou que a mutação não tem tratamento disponível, o que torna a quimioterapia a única alternativa viável. Ele reforçou que o tratamento será intenso e com efeitos colaterais fortes, mas não causará queda de cabelo. “A minha quimio é bem forte, mas não cai o cabelo. Muito louco, ela é muito forte, mas essa aqui não cai o cabelo, mas tem os efeitos colaterais, ela é bem tóxica, ela é bem potente”, detalhou.
Emocionado, Jonas Almeida agradeceu o carinho que tem recebido do público. “É inimaginável a quantidade de pessoas que vêm, que querem abraçar, que querem falar no trânsito e gritam, cara, é lindo demais, me sinto carregado por Deus através de vocês, das orações, do carinho, das histórias”, afirmou.
O ex-apresentador da afiliada da Globo aproveitou para fazer um alerta sobre a importância dos cuidados com a saúde. “Façam os check-ups, sabe, começou com uma dor um pouco persistente ali, vai fazer check-up, não fica com essa ideia que se for no médico é que vou descobrir alguma coisa, não é assim”, declarou.


