Lucas Martins, repórter da Band, protagonizou uma cena controversa ao empurrar a jornalista Grace Abdou, da Record, durante uma transmissão ao vivo na terça-feira (1º). O episódio ocorreu durante a cobertura do desaparecimento das adolescentes Sofia e Layla, em São Paulo. A ação gerou críticas nas redes sociais, mas também recebeu apoio público de Rosana Saad, acionista da Band.
Rosana, que é casada com Ricardo Saad, um dos herdeiros do Grupo Bandeirantes, se manifestou nas redes sociais em defesa de Lucas Martins. A diretora da Band comentou uma publicação no Instagram e elogiou o jornalista, chamando-o de “príncipe”. A empresária minimizou o episódio, atribuindo o comportamento do repórter ao estresse do trabalho ao vivo na televisão.
Datena nega crise na RedeTV! e fica chateado com deboche de que vai parar na TV Gazeta
João Vicente de Castro diz que perdoaria traição: “Seria um corno mansíssimo”
“Mais de 20 anos trabalhando ao vivo no estresse e hoje acabou puxando a repórter pelo braço. Se desculpou e certeza que a repórter aceitará, pois já aconteceu ao contrário. Você tem nossa compreensão”, escreveu Rosana Saad, em comentário publicado pouco após a repercussão do caso nas redes sociais.
O momento de tensão aconteceu durante a cobertura do desaparecimento de duas adolescentes, em que testemunhas estavam sendo ouvidas por jornalistas. Grace Abdou tentava verificar uma imagem no celular de uma entrevistada quando foi empurrada por Lucas Martins, que reagiu de forma ríspida. A cena foi exibida no Cidade Alerta, na Record.
Indignado com a situação, o apresentador Reinaldo Gottino criticou duramente a atitude do colega da Band. “Ele usa a parte física para se sobrepor, olha o que ele faz. […] Um dia lamentável para o jornalismo, viu. Olha o que ele fez com ela. A entrevistada se assusta, ela estava mostrando o celular pra Grace”, afirmou o âncora.
Record e Band divulgam comunicado sobre empurrão
Em comunicado à imprensa, a Record disse que um boletim de ocorrências foi registrado contra Lucas Martins. “A Record condena veementemente a agressão praticada pelo repórter da Band, Lucas Martins, ocorrida na tarde desta terça-feira, 01 de julho, contra nossa repórter Grace Abdou. O boletim de ocorrência foi registrado e medidas judiciais cabíveis serão tomadas”, disse a emissora.
A Band, por sua vez, disse em nota para a Record “superar” o episódio. “A empresa não compactua com o episódio envolvendo o repórter Lucas Martins e a jornalista Grace Abdou, da Record. Ressaltamos que Lucas possui uma longa trajetória profissional na Band, sem registros de condutas semelhantes. Ele foi advertido e já se retratou publicamente em relação ao ocorrido. A Band se coloca à disposição da jornalista e da Record com o sincero desejo de que o episódio seja superado e situações como essa não se repitam”.


