Fãs de novelas mexicanas iniciaram um protesto contra o SBT. Mesmo com a estreia de uma nova trama nesta a segunda-feira (7), parte do público decidiu enviar queixas diretamente à Televisa, parceira da emissora. As mensagens expressam insatisfação com o tratamento dado às produções do México e apontam mudanças recentes como motivo de descrédito com a base de telespectadores.
A movimentação foi confirmada por perfis especializados e seguidores das novelas da Televisa. Segundo apuração da coluna Outro Canal, da Folha de S.Paulo, os fãs têm recorrido às contas oficiais da empresa mexicana e também à assessoria de imprensa do grupo de mídia. Nas mensagens, eles acusam o SBT de negligenciar as novelas e o público que acompanha os folhetins há décadas na programação do canal paulista.
O Globo ganha série especial sobre seus 100 anos com Pedro Bial
SBT confirma nova temporada do The Voice Brasil e abre inscrições para o programa
Os noveleiros destacam dois pontos principais nas queixas. O primeiro é a alteração da grade de programação feita em 2024, que transferiu as novelas mexicanas da tradicional faixa das 17h30 para o início da tarde, às 13h45. A mudança foi vista como uma forma de reduzir a visibilidade dessas produções e comprometer a audiência dos títulos da Televisa.
O segundo ponto levantado foi a retirada da novela Eternamente Apaixonados (2023), que ficou no ar por apenas cinco capítulos. A trama chegou a ser testada no antigo horário das 17h30, mas foi retirada com a justificativa de que seria uma degustação. Os capítulos restantes estão disponíveis apenas no serviço de streaming +SBT, o que gerou revolta entre telespectadores.
Apesar da insatisfação, o SBT estreou nesta segunda-feira (7) a novela As Filhas da Senhora Garcia (2024), adaptação mexicana de texto turco, na faixa das 21h. É a primeira vez desde 2022, quando foi exibido o remake A Usurpadora (2019), que uma produção da Televisa retorna ao horário nobre da emissora.
Fãs de novelas da Televisa perdem a confiança no SBT
Em mensagens enviadas à Televisa, internautas afirmam que a emissora fundada por Silvio Santos (1930-2024) perdeu a confiança do público que acompanha os folhetins mexicanos. A dúvida é se o novo título será mantido no ar até seu final. O movimento ganhou força com o apoio de perfis populares nas redes sociais que acompanham o universo das novelas latinas.
Um desses apoiadores é Adelson Silva, morador de Salvador (BA), que administra um perfil com mais de 15 mil seguidores no Instagram. “Estamos mostrando nosso incômodo por causa dos sucessivos desrespeitos que o SBT tem feito. As novelas mexicanas são pilares do SBT. Ajudamos a emissora e sempre tratam fãs e as novelas do México com desdém.”
O contrato entre o SBT e a Televisa para a exibição de novelas e séries mexicanas em TV aberta foi renovado em 2023 e segue válido até 2028. O acordo é exclusivo e garante à emissora brasileira prioridade sobre os títulos. A Globo, por sua vez, mantém contrato para exibir novelas mexicanas no Globoplay, sua plataforma de streaming.


