PRIMEIRO MÊS

Globoplay Novelas fracassa e derruba audiência do Viva na TV por assinatura

Nova aposta da Globo teve média de 0,11 ponto em junho e não superou o desempenho do antecessor

Rosa (Isadora Cruz) e Josué (Thomas Aquino) sentados e se olhando em cena de Guerreiros do Sol, do Globoplay Novelas
Rosa (Isadora Cruz) e Josué (Thomas Aquino) em Guerreiros do Sol; Globoplay Novelas não superou ibope do Viva (foto: Divulgação/Globo)

Compartilhe:

Lançado em 9 de junho, o canal Globoplay Novelas não conseguiu repetir o desempenho de audiência do Viva (2010-2015). A nova marca da Globo obteve média de 0,11 ponto no Painel Nacional de Televisão (PNT), segundo dados da Kantar Ibope Media, e empatou com a GloboNews no ranking geral da TV por assinatura. No mês anterior, o antecessor havia alcançado média de 0,13 ponto no mesmo levantamento.

A informação foi revelada pelo site Teleguiado. Segundo a publicação, a performance do Globoplay Novelas também ficou abaixo de canais concorrentes no segmento de dramaturgia. Entre os principais adversários estão Universal TV, com 0,11 ponto; AXN, com 0,09; TNT Séries, com 0,08; e TNT Novelas, com 0,03 ponto. Desses, apenas o Universal TV mantém vínculos com o Grupo Globo, por meio de acordos de distribuição.

SBT inicia gravações de séries românticas curtas para testar novo público
Apresentadora da Globo diz que entrou de penetra em final da Copa do Mundo

A mudança de nome do Viva para Globoplay Novelas foi motivada por dados internos da Globo. Uma pesquisa da emissora revelou que cerca de 70% da audiência consumia apenas novelas da grade, ignorando atrações de humor e variedades. Nesse sentido, a decisão de renomear o canal visou alinhar a programação às preferências do público e reforçar a marca do serviço de streaming do grupo.

A reestruturação também buscou fortalecer a conexão com o digital. Todas as novelas exibidas no canal estão disponíveis no Globoplay, o que nem sempre ocorria na época do Viva –disponível apenas para assinantes de operadoras ou no plano premium com canais ao vivo da plataforma. A mudança, portanto, teve caráter estratégico, unificando catálogo e exibição linear.

A expectativa da Globo é que o impacto da nova marca seja mais perceptível a partir de julho. Para os executivos do grupo, o desempenho inicial não define o futuro do canal. O Globoplay Novelas começou sua campanha promocional em paralelo à estreia de Por Amor (1998), um dos folhetins de maior sucesso da dramaturgia nacional. A aposta é repetir a trajetória de canais que levaram algum tempo até se firmar na audiência da TV paga.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.