Regina Duarte abriu o jogo e disparou uma série de críticas contra a a produção de remakes de novelas que fizeram sucesso no passado. Intérprete de Raquel na versão original de Vale Tudo (1988), a atriz afirmou em entrevista ao canal de Catia Fonseca, no YouTube, que esse tipo de adaptação representa uma “traição” aos atores que participaram da obra original.
“Quando falam remake, é uma coisa que fez sucesso lá atrás e que está sendo refeita agora, eu acho uma traição aos atores [veteranos]. Uma coisa que não deu muito certo, que foi mais ou menos, ok. Quer refazer e aprimorar. Mas uma coisa que foi bem feita, bem recebida, 100% de audiência? Ah, gente…”, reclamou a ex-aliada de Jair Bolsonaro.
A artista acredita que refilmagens só fariam sentido em situações que a produção original não alcançou o êxito esperado. Para Regina, mexer em tramas consagradas é um desrespeito ao impacto que elas tiveram na época em que foram exibidas, como é o caso de Vale Tudo, que está com resultados abaixo das expectativas em sua nova versão — até aqui, a história está no ranking de piores desempenhos de audiência da história da principal faixa de teledramaturgia da Globo.
A trama original, escrita por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, é considerada uma das novelas mais emblemáticas da história da televisão brasileira. O folhetim, que chegou até a ganhar uma versão em espanhol, marcou a teledramaturgia da maior emissora do país no fim dos anos 1980 e se destacou pela crítica à corrupção e ao oportunismo social no Brasil.


