Afastada da televisão, Maria Fernanda Cândido deu detalhes sobre sua vida pessoal e o casamento com o francês Petrit Spahija, com quem está desde 2005. Em entrevista ao jornal O Globo, a atriz falou sobre a longevidade da relação, os desafios de morar fora do Brasil e a experiência de envelhecer em outro país.
Maria Fernanda Cândido comparou o relacionamento de quase duas décadas a três casamentos com a mesma pessoa. “A nossa experiência se renovou ao longo de duas décadas. Poderia dizer que, dentro desse tempo, me casei três vezes com o mesmo cônjuge. E aí é engraçado porque, dessa maneira, a paixão reacende, de novo e de novo. É uma relação que se recicla, a gente continua com a mesma parceria. Mas nada é fácil”, afirmou a atriz.
Apesar da estabilidade familiar, a atriz contou que enfrentar a mudança de país exigiu adaptação. “Quando fui morar em Paris senti o quanto sou brasileira. Vou usar um termo que costumo falar para os meus filhos: não tenho outro chip. Já eles, que são franco-brasileiros, têm dois”, disse. Segundo ela, esse sentimento aparece nos pequenos gestos e interações cotidianas, especialmente nos costumes franceses mais reservados.
Maria Fernanda Cândido contou que o convívio com a cultura francesa também a fez refletir sobre como o envelhecimento é tratado em diferentes países. “A minha experiência está acontecendo na França. Lá, as mulheres maduras são respeitadas. Elas têm autoestima muito boa e assumem a idade, a velhice e os cabelos brancos. Não sei como seria passar por esse processo no Brasil”, avaliou.


