NEGOCIAÇÃO

Globo pode perder exclusividade do Carnaval do Rio em 2026, diz presidente da Liesa

Gabriel David afirmou que o novo contrato de transmissão deve refletir o cenário atual de múltiplas plataformas

Carro alegórico da Beija-Flor com escultura de Laíla em desfile do enredo Laíla de todos os santos na Sapucaí
Desfile da Beija-Flor em 2025; Globo pode perder exclusividade de transmissão do Carnaval do Rio (foto: Reprodução)

Compartilhe:

Atualizado em 19/07/2025 – 22:28

As transmissões do Grupo Especial do Carnaval 2026 do Rio de Janeiro podem deixar de ser exclusivas da Globo. O contrato da emissora com a Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro) terminou após a última edição da festa, e o presidente da entidade, Gabriel David, confirmou sondagens de outras plataformas interessadas nos desfiles. A negociação para um novo modelo de parceria está em curso e pode envolver divisão de direitos.

Em entrevista ao podcast Resenha do TF, Gabriel David afirmou que o fim do contrato com a Globo era de conhecimento público e despertou o interesse de outras emissoras, serviços de streaming e canais de internet. “Com o conhecimento do mercado que o contrato com a Globo chegava no final após o Carnaval 2025, tivemos a procura de outras emissoras e canais de internet e streaming”, afirmou.

Após 30 anos, autor revela verdadeiro motivo de morte de vilã em novela da Globo
Flávio de Souza revela desafio ao escrever Sai de Baixo: “Nunca fiz piada”

Apesar das sondagens, o presidente da Liesa destacou a relação de longa data com a emissora. “A parceria com a Globo é de muito tempo. É de longe a principal emissora deste país. Tem conexão histórica entre a Globo e o carnaval”, disse Gabriel David, que é filho do bicheiro e presidente de honra da Beija-Flor, Anísio Abrahão David.

Globo deve perder a exclusividade da transmissão do Carnaval do Rio

Segundo ele, a tendência é que o acordo com a Globo seja renovado, ainda que sem exclusividade. “Acredito muito que a permanência dessa parceria seja fundamental para os dois lados. A tendência é a renovação de contrato”, declarou. Além disso, Gabriel David também apontou mudanças significativas no comportamento do público, especialmente na forma de consumir transmissões ao vivo.

Para ele, essas transformações impactam diretamente o formato do contrato e indicam a necessidade de uma atualização nas regras da parceria entre a Liesa e os detentores dos direitos de exibição. “Transmissões de eventos ao vivo estão mudando radicalmente no mundo. A gente acompanha isso. O contrato também se adapta nessas mudanças. Com certeza, não será um contrato igual ao que passou. Será uma readaptação ao mercado atual”, declarou.

“Não vejo a TV Globo como um cliente, mas como um parceiro. Ela quase que coproduz o carnaval com a gente. A representatividade e audiência da TV Globo é fundamental para o nosso resultado final e vice-versa. O resultado comercial impacta as duas e temos encontrado um modelo que isso também seja real dentro da negociação”, disse Gabriel David.

O que diz a Liesa

Após a publicação deste texto, a Liesa procurou o TV Pop para informar que “as conversas sobre a renovação de contrato com a TV Globo estão em reta final, transcorrendo de maneira positiva para ambos os lados”. A entidade disse que “atualizações nos termos contratuais são naturais para adaptação aos tempos atuais, no entanto, em nenhum momento foi citado pelo presidente quais termos poderiam passar por esses procedimentos”.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.