José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, revelou como foi criado o som do Plim Plim, uma das marcas mais reconhecíveis da Globo. Ex-vice-presidente de Operações da emissora, ele liderou o canal por mais de 30 anos, entre 1967 e 1997. Desde 2024, Boni tem usado seu perfil no Instagram, que já soma quase 260 mil seguidores, para compartilhar histórias dos bastidores da televisão.
Segundo o diretor, a primeira tentativa de criar um separador entre a programação e os intervalos comerciais foi batizada de Shrek Shrek. “Era uma tentativa de fazer uma separação entre o conteúdo e os comerciais, para não prejudicar nem o filme nem os anunciantes”, contou o executivo. Segundo ele, a criação teve colaboração de Borjalo (1925-2004), cartunista que atuava na Globo como diretor de Conteúdo.
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De acordo com Boni, Borjalo usou um diafragma de uma máquina fotográfica para criar o primeiro efeito visual da vinheta, sonorizado com o barulho de Shrek Shrek. O formato inicial, no entanto, acabou sendo abandonado com o tempo, à medida que novas propostas visuais foram surgindo dentro da emissora.
A virada veio com a chegada de Hans Donner à Globo. O designer sugeriu uma vinheta com duas marcas da emissora se fundindo. “Aí eu precisava de um som eletrônico, chamei o maestro Luiz Paulo Simas, que no Minimoog [sintetizador monofônico analógico] fez vários efeitos, e eu escolhi aquele que ficou sendo o Plim Plim”, disse Boni.
Nascido em Osasco, São Paulo, em 30 de novembro de 1935, Boni ajudou a construir o chamado padrão Globo de qualidade, ao lado de Walter Clark (1936-1997). Ele também foi responsável por estruturar a grade de programação da emissora. Depois de deixar a vice-presidência, atuou como consultor da Globo de 1998 a 2001.


