BASTIDORES

Criador do padrão Globo de qualidade, Boni conta como surgiu o som do Plim Plim

Ex-diretor da emissora revelou que o som surgiu a partir de uma ideia inicial chamada Shrek Shrek, ainda nos anos 1970

Boni sentado em sofá claro com expressão séria em ambiente interno com estante de livros ao fundo
Boni, ex-diretor de Operações da Globo, contou como surgiu o famoso "plim plim" (foto: Reprodução)

Compartilhe:

José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, revelou como foi criado o som do Plim Plim, uma das marcas mais reconhecíveis da Globo. Ex-vice-presidente de Operações da emissora, ele liderou o canal por mais de 30 anos, entre 1967 e 1997. Desde 2024, Boni tem usado seu perfil no Instagram, que já soma quase 260 mil seguidores, para compartilhar histórias dos bastidores da televisão.

Segundo o diretor, a primeira tentativa de criar um separador entre a programação e os intervalos comerciais foi batizada de Shrek Shrek. “Era uma tentativa de fazer uma separação entre o conteúdo e os comerciais, para não prejudicar nem o filme nem os anunciantes”, contou o executivo. Segundo ele, a criação teve colaboração de Borjalo (1925-2004), cartunista que atuava na Globo como diretor de Conteúdo.

Netflix salta 45% e empresa projeta recorde com novos lançamentos
Jean Wyllys defende remake de Vale Tudo e alfineta críticas ao elenco atual

De acordo com Boni, Borjalo usou um diafragma de uma máquina fotográfica para criar o primeiro efeito visual da vinheta, sonorizado com o barulho de Shrek Shrek. O formato inicial, no entanto, acabou sendo abandonado com o tempo, à medida que novas propostas visuais foram surgindo dentro da emissora.

A virada veio com a chegada de Hans Donner à Globo. O designer sugeriu uma vinheta com duas marcas da emissora se fundindo. “Aí eu precisava de um som eletrônico, chamei o maestro Luiz Paulo Simas, que no Minimoog [sintetizador monofônico analógico] fez vários efeitos, e eu escolhi aquele que ficou sendo o Plim Plim”, disse Boni.

Nascido em Osasco, São Paulo, em 30 de novembro de 1935, Boni ajudou a construir o chamado padrão Globo de qualidade, ao lado de Walter Clark (1936-1997). Ele também foi responsável por estruturar a grade de programação da emissora. Depois de deixar a vice-presidência, atuou como consultor da Globo de 1998 a 2001.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.