CENSURA REVOGADA

RedeTV! quebra proibição de 17 anos e volta a citar Preta Gil após sua morte

Emissora havia sido proibida judicialmente de citar a cantora desde 2008, após piadas do extinto Pânico na TV com conteúdo ofensivo à artista

Preta Gil sorrindo como jurada no palco do The Masked Singer Brasil com fundo colorido iluminado
Preta Gil durante participação no The Masked Singer; RedeTV! derrubou veto e voltou a falar da cantora após sua morte (foto: Globo/Maurício Fidalgo)

Compartilhe:

A RedeTV! encerrou um veto de 17 anos contra Preta Gil (1974-2025) e noticiou a morte da cantora, ocorrida no domingo (20), aos 50 anos. A emissora, que havia deixado de mencionar o nome da artista desde 2008 por decisão judicial, divulgou a informação em seus noticiários e redes sociais na segunda-feira (21), quebrando uma das restrições mais antigas de sua programação.

A decisão da Justiça do Rio de Janeiro, de março de 2008, proibiu a RedeTV! de citar Preta Gil em sua programação, após ela processar o Pânico na TV (2003-2012). A artista se sentiu ofendida com piadas feitas pelo humorístico, exibido aos domingos, que editou imagens dela no mar e fez comparações com a forma física de Sabrina Sato. A emissora foi condenada a pagar R$ 100 mil por danos morais.

Repórter do SBT é ameaçado durante cobertura de ataque de pitbull
Briga entre Blake Lively e Justin Baldoni vira série na HBO Max

As informações são da coluna Outro Canal, da Folha de S.Paulo. Considerado o maior sucesso da história da RedeTV!, o Pânico na TV foi o estopim do processo que resultou no veto. Mesmo após migrar para a Band, em 2014, o programa tentou contato com Preta Gil, mas ela pediu que fosse deixada em paz. O pedido foi respeitado. Desde então, a emissora de Osasco manteve a proibição de mencionar seu nome em qualquer atração.

Em junho deste ano, o apresentador Gominho, amigo próximo de Preta Gil, falou ao TV Fama sobre a saúde da cantora. A exibição da entrevista só foi possível por meio de uma autorização pontual. A prática de vetar figuras públicas que processaram a empresa ainda é comum na RedeTV!, que também não cita nomes como Carolina Dieckmann e o cantor Latino.

Preta Gil tratava um câncer colorretal diagnosticado em janeiro de 2023. A artista morreu no domingo (20), e a família ainda não divulgou informações sobre o velório. Filha de Gilberto Gil com Sandra Gadelha, Preta deixa um filho, Francisco Gil, e uma neta, Sol de Maria. Na televisão, além da carreira musical, Preta Gil atuou em novelas e foi apresentadora.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.