Ana Catharina foi expulsa do Big Brother Portugal pelo público pagante após um episódio em que seu sotaque foi ironizado por uma concorrente. A brasileira reagiu ao deboche e, com a repercussão das imagens, acabou eliminada. Após a saída do reality, ela relatou ter se tornado alvo de ataques xenofóbicos tanto nas redes sociais quanto nas ruas de Portugal.
A participante afirmou que esperava alguma sanção para a colega de confinamento que zombou de sua forma de falar, mas se surpreendeu ao ver que apenas ela foi punida. “O meu sotaque foi satirizado e, para meu espanto, a concorrente que fez isso comigo não recebeu nenhuma sanção e o resultado foi que, quando as imagens vieram à tona, eu fui expulsa pelo público pagante”, desabafou.
Influenciadora toma medida drástica e congela cartão de crédito para não gastar demais
Globo comete erro grave e exibe filme sem dublagem e legenda na Temperatura Máxima
Desde que deixou o programa de confinamento, Ana Catharina tem recebido uma série de mensagens ofensivas com teor xenofóbico. “A principal mensagem é ‘volta para sua terra’ e também relativizando o que aconteceu”, contou. Ela também relatou que comentários pejorativos sobre falar “em brasileiro” se tornaram comuns, tanto no ambiente virtual quanto nas ruas portuguesas.
O vídeo da discussão que motivou a expulsão viralizou nas redes sociais. Nas imagens, a concorrente Catarina Miranda imita o sotaque da brasileira, que reage: “Não entendi, repete! Quero ouvir você falar no microfone mais alto. Repete, garota!”. A portuguesa ri da situação, o que aumenta o constrangimento. A atitude gerou críticas nas redes sociais.
Ana Catharina afirmou que sua reação foi impulsionada por experiências acumuladas desde que passou a viver em Portugal. “Todo o mundo fala do meu sotaque, todos os anos em que morei aqui. O sistema público, chefes que eu tive, em todos os lugares falaram do meu sotaque. Portanto, a minha reação é genuína. É uma reação de dor, porque só eu sei a dor que sinto de ser constantemente atacada”, declarou.


