Rafinha anunciou oficialmente sua aposentadoria do futebol profissional aos 39 anos. Em participação ao vivo no programa Seleção SporTV, o jogador confirmou que não voltará mais aos gramados e agora passa a integrar o time de comentaristas dos canais Globo. “Hoje eu anuncio oficialmente o fim da minha carreira como jogador de futebol profissional”, disse.
“Momento muito especial na minha vida. Agradecer a Deus, que me proporcionou uma viagem maravilhosa nessa minha carreira. Não esperava chegar aonde cheguei. Fui abençoado. Sou realizado na minha profissão. Hoje está chegando ao fim, não jogo mais profissionalmente”, afirmou ele.
Rafinha estava sem clube desde março deste ano, quando rescindiu o contrato com o Coritiba, equipe em que iniciou e encerrou a carreira. A saída ocorreu após o lateral participar de um evento festivo do Bayern de Munique, na Alemanha, sem autorização prévia do clube paranaense. Ele tinha contrato com o Coxa até o fim de 2025.
“Claro que a vida continua, mas não vou mais entrar em estádio, levar essa vida que sempre levei, que eu vivi dentro do vestiário. Fiz tantos amigos durante essa trajetória. Tudo tem um começo e um fim. Realizado, sem arrependimento nenhum, mas com coração partido, porque não é uma decisão fácil”, disse. Com o anúncio da aposentadoria, Rafinha agora reforça o time de comentaristas do SporTV, função que já vinha desempenhando pontualmente na Globo desde a Copa do Mundo no Catar.
Iniciando sua trajetória profissional em 2004, o lateral foi para o futebol europeu em 2005 ao assinar com o Schalke 04, onde permaneceu por cinco anos. Em seguida, teve uma passagem pelo Genoa, da Itália, antes de ser contratado pelo Bayern de Munique, onde viveu seu auge.
Com o Bayern, Rafinha conquistou a Liga dos Campeões da temporada 2012/2013, o Mundial de Clubes de 2013, sete títulos da Bundesliga, três Copas da Alemanha e três Supercopas nacionais. Atuou por oito temporadas no time alemão, sendo titular em diversas campanhas vitoriosas.
Em 2019, o lateral retornou ao Brasil e assinou com o Flamengo, sendo peça importante nas conquistas da Libertadores e do Campeonato Brasileiro naquele ano. No ano seguinte, levantou mais um título do Brasileirão com o clube carioca. Ele ainda teve passagens por Olympiacos (Grécia), Grêmio e São Paulo, onde venceu a Copa do Brasil em 2023 e a Supercopa do Brasil em 2024.


