Clássico da programação infantil nos anos 1990, Mundo da Lua ganhou uma continuação em 2025 e acaba de completar um mês no ar na TV Cultura. Criada por Flávio de Souza, a nova versão mistura rostos do elenco original com novos personagens e apresenta temas atuais sem perder o estilo narrativo que consagrou a série original.
Em entrevista, o autor celebrou o retorno da produção e explicou que não há expectativa em repetir o sucesso de décadas atrás. “Não tem pressão. Faz tempo e é uma continuação, mas 33 anos depois. Então, eu não tenho a expectativa e está sendo muito bem feito. Está sendo uma mistura de cinema com televisão. Uma coisa realmente especial”, afirmou.
A nova fase da série acompanha a vida adulta de Lucas Silva e Silva, com situações ambientadas em 2025. Flávio de Souza contou que o convite para retomar o projeto surgiu em dezembro de 2023, mas que o processo de escrita começou apenas no ano seguinte. “Escritor é uma coisa que você não consegue desligar. Não tem botão para você falar ‘não quero mais pensar nisso’. Em algum lugar da cabeça da gente, tem uns neurônios que continuam funcionando”, relatou.
O retorno de Mundo da Lua também marcou a volta de Flávio de Souza à escrita. “Eu tinha desistido de ser escritor. Durante a pandemia, eu resolvi que eu ia pintar, é uma coisa que eu já fiz desde criança e falei: ‘não, não vou mais escrever. Agora sou pintor’. Aí, eu comecei a pintar coisas e desencanei”, disse ao UOL.
A nova produção da TV Cultura evita o uso excessivo de celulares, mesmo abordando temas contemporâneos. Para o criador, o foco está em valorizar o convívio entre os personagens. “Eu consegui fazer uma coisa que queria muito, que era que os personagens não ficassem com o celular na mão. Acho importante mostrar outros tipos de interação”, declarou.


