CHÁ REVELAÇÃO

Pesquisa apontou viés de esquerda na GloboNews e motivou saída de Daniela Lima

Estudo encomendado por acionistas da Globo apontou que canal de notícias é visto como esquerdista pelos telespectadores

Daniela Lima com blazer cinza segura celular enquanto apresenta jornal na GloboNews diante de telão branco com letras vermelhas
Daniela Lima na GloboNews; pesquisa interna motivou demissão da jornalista e reformulação no canal de notícias (foto: Reprodução/Globo)

Compartilhe:

A demissão de Daniela Lima da GloboNews foi motivada por mudanças estratégicas na linha editorial do canal. Segundo apuração da coluna Canal D, do jornal O Dia, uma pesquisa interna apontou que a emissora de notícias era percebida pelo público como excessivamente alinhada à esquerda, o que preocupou os acionistas do Grupo Globo. Com base nesses resultados, a direção decidiu iniciar uma reformulação no elenco de âncoras.

O levantamento, encomendado pelos controladores da emissora, indicou que a GloboNews enfrentava dificuldades para alcançar uma audiência plural. Diante desse cenário, foi determinada uma reestruturação para tentar reposicionar a marca como uma plataforma confiável para espectadores de diferentes correntes políticas. A demissão de Daniela Lima e outros nomes foi tratada como parte desse processo de ajustes.

Nos bastidores, a mudança da GloboNews tem gerado questionamentos sobre a eficácia do reposicionamento. Analistas apontam que parte do público de direita já se refugiou em veículos como Oeste e Auriverde, enquanto o espectador de esquerda tende a migrar para plataformas como o ICL Notícias. A estratégia da GloboNews, portanto, pode levar à perda da base já fidelizada sem garantia de retorno em audiência.

A dispensa da jornalista ocorreu na segunda-feira (4) e surpreendeu a equipe do Conexão GloboNews, que foi informada minutos antes da exibição do telejornal. Na edição do dia, Daniela Lima já não apareceu na vinheta de abertura do programa. A Globo também confirmou o desligamento do analista Mauro Paulino, encerrando sua colaboração com o canal após dois anos.

Com a saída de Daniela Lima, o nome mais cotado para assumir o comando do Conexão GloboNews é Rafael Colombo, segundo informações adiantadas pelo colunista Flávio Ricco, do portal Leo Dias. O jornalista trabalhou com a ex-funcionária do conglomerado de mídia por poucos dias no CNN 360º, da CNN Brasil. A GloboNews justificou as mudanças com o seguinte comunicado:

“Como parte do movimento permanente de renovação do quadro do canal, Eliane Cantanhêde, Daniela Lima e Mauro Paulino não integram mais o time da GloboNews. A GloboNews agradece a eles a valiosa parceria na apresentação e análise dos importantes acontecimentos políticos do Brasil e do mundo.”

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.