A HBO Max vai seguir os passos da Netflix e da Disney ao endurecer as regras contra o compartilhamento de senhas entre usuários. A Warner Bros. Discovery anunciou que pretende ser mais “agressiva” nesse processo até o fim de 2025. A mudança foi confirmada por JB Perrette, chefe de streaming e jogos da companhia, durante reunião de análise de resultados do segundo trimestre.
Segundo JB Perrette, a comunicação com os usuários que compartilham senhas fora das diretrizes do serviço deve se tornar mais rígida em breve. “A linguagem da mensagem até agora tem sido bastante branda, passível de cancelamento”, afirmou. A partir das novas diretrizes, os assinantes deverão tomar medidas obrigatórias, em vez de optar voluntariamente por adequações.
A empresa pretende fechar as brechas de uso irregular, com impacto financeiro previsto para começar a aparecer em 2026. Um período de testes permitiu que a Warner identificasse perfis de usuários considerados legítimos e aqueles que utilizam o serviço de maneira indevida. O objetivo é garantir que o acesso esteja dentro das regras do plano contratado.
“Começará a ficar mais fixa e tal que as pessoas terão que tomar medidas”, reforçou o executivo da HBO Max. A nova política poderá incluir ações como limitação de dispositivos conectados a uma mesma conta ou verificação de localização geográfica dos acessos. A empresa acredita que, com essas restrições, haverá um aumento na base de assinantes pagantes da plataforma.
A movimentação segue uma tendência de mercado iniciada pela Netflix, que já colhe resultados positivos com sua política de restrição. A Disney também iniciou medidas semelhantes e outras plataformas devem seguir o mesmo caminho. A Warner poderá aproveitar o lançamento de títulos de grande apelo popular, como novas séries do universo Game of Thrones ou Harry Potter, para aplicar as mudanças.


