CONFLITO

Band e Catia Fonseca cogitam levar disputa contratual para a Justiça após impasse

Apresentadora afirma ter valores a receber, mas a emissora alega quebra de contrato e exige multa após saída antes do fim do vínculo previsto até 2028

Catia Fonseca usa óculos de grau e vestido marrom enquanto apresenta o programa Melhor da Tarde no estúdio da Band
Catia Fonseca no Melhor da Tarde; Band e apresentadora vão discutir fim de contrato na Justiça (foto: Reprodução/Band)

Compartilhe:

A Band e Catia Fonseca decidiram levar o fim do contrato para a Justiça. A emissora e a defesa da apresentadora não conseguiram acordo nas últimas semanas sobre a rescisão do vínculo, que tinha validade até 2028. Os dois lados discutiam valores e obrigações contratuais, mas se mostraram irredutíveis. A disputa agora será resolvida em ação judicial, após a formalização do rompimento. Nenhuma das partes, no entanto, deu o primeiro passo até o momento da publicação deste texto.

Catia comunicou sua saída em junho. Ela trabalhava no canal desde 2018 e alegou que a Band não oferecia condições adequadas de trabalho, além de ter descumprido cláusulas comerciais. Segundo a coluna Outro Canal, da Folha de S.Paulo, a apresentadora também cobra valores milionários que, de acordo com sua defesa, giram em torno de R$ 1 milhão.

Além disso, a Band considera que a forma de saída da apresentadora foi irregular. Para não pagar multa, Catia Fonseca teria de avisar 30 dias antes do fim do contrato que não desejava a renovação. Sem esse comunicado, a emissora entende que a apresentadora deveria permanecer até 2028 ou quitar a penalidade prevista em acordo.

Houve tentativas de conciliação entre as partes. A Band sinalizou que poderia reduzir a multa, mas manteve a posição de que não tinha dívidas com Catia. O impasse levou os advogados da emissora a comunicarem, na última quarta-feira (27), que o caso seguirá para os tribunais. Catia Fonseca também afirmou que tomará medidas legais para defender seus interesses.

Catia Fonseca deixou a Band após se mostrar insatisfeita com mudanças no Melhor da Tarde. Em janeiro de 2025, a atração passou a ser dirigida por Mario Meirelles, ex-Globo. O marido da apresentadora, Rodrigo Riccó, foi desligado da direção em dezembro de 2024, após reclamações internas. Catia não aprovou a substituição e demonstrava descontentamento com o novo modelo de trabalho.

A Band alegava que as mudanças eram necessárias para melhorar a audiência, que marcava 1 ponto na Grande São Paulo. No mês passado, o canal reformulou o programa e contratou Leo Dias, vindo do SBT, para comandar o Melhor da Tarde. Com a troca, a atração passou a anotar médias próximas a 2 pontos, segundo dados de audiência da principal região para o mercado publicitário. Os advogados de Catia, por sua vez, negam qualquer movimentação contra a Band. Confira a íntegra da nota do escritório que representa a apresentadora:

As informações divulgadas por alguns veículos de mídia sobre uma suposta contenda entre Cátia Fonseca e a Band, não condizem com a realidade dos fatos. A bem da verdade, esclarecemos que não há a promoção de nenhum processo neste momento contra a emissora e nem temos notícia de processo da emissora contra sua exapresentadora. Os valores mencionados nas informações divulgadas também parecem aleatórios, o que evidencia um vazamento de fonte não fidedigna.

Por fim, não houve checagem das informações nem com a apresentadora e nem com seus advogados, que poderiam prestar os esclarecimentos devidos, eliminando boatos. Assim sendo, reforçamos que as informações prestadas são incorretas.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.