Antonio Calloni relembrou uma experiência marcante vivida durante as gravações da novela Terra Nostra (1999), da Globo. O ator interpretou Bartolo, personagem de origem italiana, e contou que descobriu informações sobre sua própria família enquanto filmava cenas no Museu da Imigração, em São Paulo. A revelação foi feita durante participação no programa É de Casa.
“Lá é um museu maravilhoso. Eu estava gravando onde os imigrantes italianos desembarcaram. Na época tinha um terminal, eu estava com o figurino e falei: ‘Vou pesquisar o sobrenome da minha família’. Digitei ‘Calloni’ e veio toda a ficha”, disse o ator. A busca revelou dados sobre seu bisavô, que chegou ao Brasil no mesmo período retratado pela novela.
Calloni destacou a coincidência de estar vestido como seu personagem no momento da descoberta. “Vi que meu bisavô chegou ao Brasil na mesma época da novela. E eu estava com figurino do personagem, provavelmente como ele chegou. E eu prestes a gravar a cena. Foi uma coisa mágica”, relatou.
Terra Nostra tem como cenário o interior do Brasil entre o final do século XIX e início do século XX. A maior parte da história se passa nas fazendas de café do interior de São Paulo, mostrando a imigração italiana no Brasil, com destaque para o romance de Giuliana e Matteo, dois imigrantes italianos que foram tentar uma vida melhor em terras brasileiras. Giuliana é filha de Giulio e Ana, imigrantes italianos que deixam seu país e vêm para o Brasil a conselho de um amigo compatriota, Francesco.
No navio, a jovem apaixona-se por Matteo, e os dois fazem planos de se casar quando chegarem ao Brasil, mesmo os dois nem se conhecendo direito. A morte dos pais de Giuliana, causada pela peste bubônica, e a leve infecção de Matteo pela doença, aproxima ainda mais os dois, que passam uma noite ardente de amor juntos, sendo a primeira vez de Giuliana, antes de o navio atracar no porto de Santos.


