Cauã Reymond revelou no É de Casa deste sábado (20) que recebeu uma dica essencial de Antonio Fagundes no início da carreira. O ator contou que tinha dificuldades para decorar textos e, em um jantar na casa do veterano, ouviu um conselho que mudou sua forma de atuar e até hoje influencia sua preparação para novelas, séries e filmes.
O artista relatou que a técnica envolve enxergar grandes sequências como pequenas cenas dentro da mesma história. “Ele me deu um toque, que eu nunca falei isso ao vivo: dentro de uma cena grande, existem várias cenas pequenas. Isso deu um clique na minha cabeça. Minha memória começou a não só se conectar com as palavras, mas com as emoções que estavam ali”, explicou Cauã Reymond.
O ator revelou que antes usava música clássica para estudar, mas Antonio Fagundes alertou que o cérebro acabava se dividindo entre o som e o texto. Desde então, Cauã Reymond passou a adotar a técnica de fracionar as cenas e associar cada parte ao sentimento dos personagens. Maria Beltrão, que conduzia a entrevista, brincou: “Oi, Fagundes, é você?”.
O ator também destacou que a prática esportiva tem papel fundamental em sua concentração. “Stanislavski [Constantin, ator russo] falava que era importante o ator fazer acrobacia, para ele não ter tempo de pensar, ele dar o pulo da emoção. Eu não fiz acrobacia, mas vi que esse casamento do esporte me ajudava a decorar o texto com mais facilidade”, contou.
Apesar da técnica, Cauã Reymodn admitiu que ainda encontra desafios em cenas muito extensas. Ele lembrou uma sequência gravada com Débora Bloch: “Ela me mandou assim: ‘Cauany, capítulo tal, cena 17 e 18, sete páginas, tá? Vale a pena você dar uma olhada’. Eu dei, eu dei”, disse, aos risos.


