A Globo comunicou aos clubes e à CBF (Confederação Brasileira de Futebol) seu interesse em adquirir todos os direitos de transmissão da Copa do Nordeste a partir de 2026. A emissora, que atualmente exibe o torneio apenas no pay-per-view, pretende entrar em uma disputa direta com o SBT, que detém a exclusividade da competição na TV aberta.
A informação foi publicada nesta quarta-feira (1º) pela coluna Outro Canal, do jornal Folha de S.Paulo. Segundo a publicação, o interesse da Globo agora é mostrar o torneio em TV aberta, apenas para a região nordestina; na TV por assinatura, através do SporTV; e por meios digitais, via GE TV, seu projeto recém-lançado para o YouTube.
A principal motivação da Globo é a audiência. O Premiere registrou bons números com as partidas do torneio, além de um crescimento na base de assinantes da região. Ao mesmo tempo, o SBT consegue picos acima de 30 pontos em jogos decisivos em Salvador (BA), Recife (PE) e Fortaleza (CE), uma fatia de público que a Globo deseja reconquistar.
Disputa pela Copa do Nordeste segue indefinida
O SBT, por sua vez, não pretende abrir mão da competição. O consórcio de emissoras nordestinas da rede, que paga pelos direitos, também quer continuar com as transmissões a partir de 2026. A ESPN, outra exibidora do torneio, ainda não manifestou se deseja uma renovação. A CBF supervisiona as negociações, mas aguarda uma definição sobre o formato.
Os clubes da região se reuniram no último dia 19 de setembro para discutir um modelo mais enxuto para a Copa do Nordeste, com menos datas. Uma nova reunião ocorrerá em outubro para definir a fórmula de disputa, o que destravará as negociações pelos direitos de transmissão. Entre as ideias, está um formato com 20 clubes divididos em quatro chaves.


