A Globo exibirá no Corujão deste sábado (04) o filme 15 Minutos de Guerra. Lançado em 2019, o longa-metragem é estrelado por Alban Lenoir, Olga Kurylenko, Kevin Layne, Michaël Abiteboul, Sébastien Lalanne. A produção foi dirigida por Fred Grivois. O roteiro do filme é de Fred Grivois, Ileana Epsztajn e Jérémie Guez.
Em fevereiro de 1976, no Djibouti, um ônibus escolar de filhos de militares franceses foi feito refém a cem metros da fronteira com a Somália. O recém-criado GIGN é enviado ao local com atiradores de elite, onde após 30 horas de tensão é organizada uma operação de resgate. Essa equipe, tão diversa quanto indisciplinada, lideraria uma operação de alto risco que marcaria o nascimento do GIGN.
A história é baseada em um caso de 1976 em que um ônibus militar dirigido pelo soldado Jean-Michel Dupont, de 19 anos, deixou a Base Aérea 188, uma base aérea militar francesa situada no Aeroporto Internacional Ambouli da cidade de Djibouti. Com ele estavam 31 crianças, entre 5 e 12 anos, de militares franceses da base. Às 7h15, o ônibus foi atacado e sequestrado por quatro militantes armados da Frente de Libertação da Costa da Somália (FLCS) vestidos de mulheres.
Eles ordenaram que o motorista do ônibus fosse para Loyada, um pequeno vilarejo localizado na fronteira entre o atual Djibouti e a Somália, cerca de 18 km a sudeste de Djibouti. Loyada era a única passagem oficial da fronteira com a Somália na época. Os militantes com o ônibus sequestrado tiveram que passar por um posto de controle na barreira de arame farpado de 14 km que cercava toda a capital desde os distúrbios de 1966.


