A Globo anunciou na noite desta segunda-feira (13) uma mudança inédita em sua programação para a cobertura das eleições de 2026. Pela primeira vez, o debate com os candidatos à Presidência da República será exibido no horário da novela das nove, logo após o Jornal Nacional. A novidade foi comunicada pelos apresentadores César Tralli e Renata Vasconcellos durante o Upfront Globo, evento que adianta as oportunidades da grade para o mercado publicitário.
A nova dupla titular do Jornal Nacional destacou a importância da alteração para a cobertura eleitoral do país. Tralli explicou que a decisão de alocar o debate em um horário especial busca dar máxima visibilidade ao futuro do país. Já Renata relembrou outros projetos da Globo em anos eleitorais, como a Caravana JN, em 2006, O Brasil Que Eu Quero, em 2018, e a série sobre a Constituição do Brasil, em 2022.
GloboNews celebra 30 anos com novo cenário
Além da mudança na cobertura eleitoral, a emissora apresentou outras novidades. Em 2026, o portal de notícias G1 celebrará 20 anos com o lançamento de um novo aplicativo, que terá mais espaço para vídeos verticais. Atualmente, o site conecta mais de 50 milhões de pessoas por mês e possui quase 70 milhões de usuários em suas redes sociais, gerando mais de 12 bilhões de visualizações de vídeos.

Já a GloboNews, que completará 30 anos de história, ganhará um estúdio novo e tecnológico, com cenários modernos e um telão de grandes proporções. A modernização também prevê novos formatos comerciais. “Essa confiança toda, ela se constrói segundo a segundo, todo dia, o tempo inteiro, com agilidade, com isenção e com credibilidade”, declarou César Tralli sobre o trabalho jornalístico.
Ao final da apresentação, Renata Vasconcellos e César Tralli destacaram a parceria entre o jornalismo profissional e o mercado publicitário. “Que trabalho lindo o de vocês, a publicidade. Quanta história, quanta criatividade. E ainda mais essa parceria honrosa”, disse a jornalista, antes de chamar William Bonner ao palco do Upfront Globo para falar sobre sua ida para o Globo Repórter e os números de audiência do Jornal Nacional.


