MARATONA

Globo ignora promessa e prepara novelas com mais de 200 capítulos

Emissora coloca custos acima do desenvolvimento artístico e planeja tramas longas para 2026; minisséries de janeiro estão descartadas

Gerluce (Sophie Charlote), Ligia (Dira Paes) e Joélly (Alana Cabral) sorriem e caminham por viela colorida em cena da novela Três Graças
Gerluce (Sophie Charlote), Ligia (Dira Paes) e Joélly (Alana Cabral) em Três Graças; Globo volta a produzir novelas longas para economizar (foto: Globo/Estevam Avellar)

Compartilhe:

A Globo definiu a estratégia para suas novelas de 2026 e 2027: tramas mais longas. A emissora prioriza a economia e a diluição de custos de produção, deixando o desenvolvimento artístico em segundo plano. Com isso, a promessa de folhetins mais curtos, com 120 a 160 capítulos, anunciada na década passada, foi abandonada.

A informação é do site NaTelinha. Segundo a reportagem, a equação financeira fala mais alto: quanto mais tempo uma novela fica no ar, mais vantajoso o negócio se torna comercialmente para a Globo. Este é o mesmo motivo pelo qual as elogiadas minisséries que eram exibidas em janeiro não devem ser retomadas, devido ao alto custo de produção.

A mudança de rota já é perceptível na faixa nobre. Três Graças, de Aguinaldo Silva, que estreou nesta segunda-feira (20), terá 179 capítulos, considerada “enxuta”. Sua sucessora, Quem Ama, Cuida, de Walcyr Carrasco, ficará no ar de 18 de maio de 2026 a 15 de janeiro de 2027, somando 209 capítulos.

Na faixa das 18h, a Êta Mundo Melhor! se estenderá até 13 de março de 2026, com 221 capítulos. Será a produção mais longa do horário desde Alma Gêmea (2005), que teve 227. A sucessora, Nobreza do Amor, do trio Duca Rachid, Júlio Fischer e Elísio Lopes Jr., terá 203 capítulos. Em seguida, Terra da Garoa, de Mário Teixeira, prevista para 9 de novembro de 2026, terá 197 capítulos.

O horário das 19h segue a mesma tendência. Dona de Mim, de Rosane Svartman, termina em 9 de janeiro de 2026 com 219 capítulos, a maior da faixa desde Caras & Bocas (2009). Escrita por Izabel de Oliveira e Maria Helena Nascimento, Coração Acelerado, que estreia em 12 de janeiro, terá 197 capítulos. Por fim, Próxima Página, do estreante Juan Jullian, tem previsão de 203 capítulos, de agosto de 2026 a abril de 2027.

A nova diretriz da Globo ajusta a produção de dramaturgia para garantir maior rentabilidade. A emissora aposta em autores consagrados para sustentar as tramas extensas pelos próximos anos. A vaga de janeiro de 2027, no horário nobre, segue disputada por João Emanuel Carneiro e Bruno Luperi, que deverão seguir o modelo de longa duração.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.